A Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (FORDOC) vai apresentar, pelo segundo ano consecutivo, em parceria com a Câmara Municipal de Seia, o Festival Internacional de Publicidade, “Publi… Fordoc 2006”. O evento que traz a Seia os melhores anúncios publicitários, realiza-se no sábado, pelas 22 horas, no Auditório da Casa Municipal.
O Festival Internacional de Publicidade vai apresentar a selecção de 77 anúncios que compõem a melhor hora publicitária do ano. Trata-se de “spots” premiados nas mais importantes mostras internacionais do género, que dão a conhecer as estratégias de marketing e publicidade mais interessantes e inovadoras. O presidente da FORDOC, Paulo Antunes, revela que já «se encontra em fase de estudo a possibilidade de vir a realizar um novo projecto com a autarquia, possivelmente um “Publi…cidade Seia” onde, em três dias de evento, são apresentados os 240 anúncios que compõem a short-list deste ano», enquadrado na iniciativa “Cine’Eco 2006 – 12º Festival Internacional de Cinema e Vídeo de Ambiente da Serra da Estrela que irá decorrer mais para o final do ano. Dos 77 anúncios apresentados, fica evidente a participação de países emergentes da América do Sul, como é o caso da Argentina, estando representado com 15 anúncios e dos países de Leste. No entanto, na short-list de 240 anúncios, uma vez mais predomina a participação dos Estados Unidos da América, seguida da Inglaterra e da Tailândia, países estes que já haviam marcado a sua posição em edições anteriores, mas que, pela primeira vez neste festival, a Tailândia vem retirar o terceiro lugar à França. Também Portugal continua representado nesta short-list pela marca de água Luso com o spot “Tu és água”, continuando a marcar a sua presença entre os melhores do mundo.