Arquivo

Seia na frente, Guarda na cauda

Nacional de Xadrez da I Divisão termina domingo em Évora

Após três jornadas, o Clube de Xadrez de Seia (CXS) continuava, terça-feira, na corrida por um lugar no pódio do Nacional da I Divisão. A competição está a decorrer em Évora até domingo sob grande domínio do Boavista, que ainda não perdeu qualquer partida. Mais modesta está a ser a participação do Grupo de Xadrez da Guarda (GXG), então sétimo classificado com uma vitória e duas derrotas. Os guardenses estão a escassos pontos da despromoção.

O GXG, campeão em 2002 e 2003, está a alinhar com Kevin Sppragett, Stuart Conquest, António Ribeiro, António Ferreira e Rui Encarnação (suplente), mas não teve um sorteio favorável nestas primeiras rondas. No sábado perdeu 3-1 com o Boavista na partida inaugural, no domingo ganhou ao modesto Clube de Pessoal da EDP (3-1) e segunda-feira voltou a perder num renhido “derby” serrano com o Seia (2,5-1,5). Na terça o adversário voltou a ser mais acessível, o Caneças, então último classificado, pelo que se esperava uma vitória tranquilizadora. O resultado ainda não era conhecido à hora do fecho desta edição. Já o CX Seia está a ter algum protagonismo nos lugares cimeiros do torneio final do xadrez nacional. Apresentado-se como candidatos ao título, após os quartos lugares dos últimos dois anos, os senenses alinham com uma autêntica “armada” estrangeira (cinco espanhóis, um francês e três portugueses): Catarina Leal, Igor Nataf, Alfonso Homes, Manuel Candelario, Salvador Angelis, Francisco Alonso, António Fróis, Amador Gonzalez e Carlos Carneiro.

A equipa começou com um surpreendente empate (2-2) frente ao Barreirense e não voltou a perder, derrotando o GX Porto (0,5-3,5) e os vizinhos GX Guarda (1-3). Na terça venceram sem dificuldades o Clube de Pessoal da EDP, antes de jogarem com o Boavista (ontem). Um encontro decisivo para definir os lugares cimeiros, já que o CX Seia só vai encontrar a Academia de Gaia na última jornada. O Nacional da I Divisão reúne o “top ten” do xadrez nacional. Para além da Guarda e Seia, participam o Boavista (actual campeão), Clube do Pessoal da EDP, Grupo de Xadrez do Porto, Futebol Clube Barreirense, Caneças/Tropical, Academia de Xadrez de Gaia, Associação Académica de Coimbra e Grupo Desportivo Diana.

Sobre o autor

Leave a Reply