Arquivo

Seia lidera na II e III Divisão

Senenses com boas perspectivas de conquistar títulos a três jornadas do fim

As equipas B e C do Clube de Xadrez de Seia estão na frente das suas séries nos nacionais da II e III Divisão. Ambas as formações venceram no último fim-de-semana pela marca máxima e continuam com boas hipóteses de fazer história nos escalões secundários da modalidade. A segunda equipa dilatou a sua vantagem pontual sobre o Caneças e Vale de Cambra na zona Norte, enquanto a terceira alcançou o Montemor-o-Velho na série C. Contudo, se vencerem os seus campeonatos, nenhuma delas poderá subir de divisão por o clube já estar representado nos três principais escalões do xadrez português.

Na zona Norte da II Divisão, o CX Seia continua vitorioso após derrotar o CX Kabab (Santarém) por 4-0. Apesar dos seus três primeiros tabuleiros serem dos jogadores mais fortes do distrito de Leiria, o Kabab não conseguiu evitar perder nos quatro tabuleiros: no primeiro, Carlos Carneiro venceu Carlos Nascimento, no segundo Paulo Costa impôs-se a António Vinagre, no terceiro Edgar Pereira derrotou Victor Ferreira e no quarto Jorge Bastos concretizou o pleno. A três jornadas do fim, os senenses perfilam-se como o grande candidato a vencedor desta zona. Menos positiva está a ser a participação da ADE, que perdeu com a ACR de Vale de Cambra por 1-3. Edgar Pereira perdeu com Jorge Guimarães, Hugo Santos com Pedro Parcerias e Francisco Martins também foi derrotado. Apenas Ricardo Rei conseguiu ganhar a Élio Cardoso. Um resultado que pode ter comprometido a manutenção, uma vez que os covilhanenses continuam na vizinhança da linha de água. A próxima jornada, agendada para dia 17, vai ajudar a clarificar as coisas. O CX Seia B tem que ganhar em Estarreja para receber depois o Vale de Cambra e o último classificado (Benedita) na derradeira jornada. Os senenses só precisam de duas vitórias para conquistar o título. Quanto à ADE, desloca-se justamente à Benedita.

Na série C da III Divisão, os senenses venceram mais um “derby” serrano regressando vitoriosos (4-0) do Oriental de S. Martinho. Francisco Madeira venceu Lurdes Salvado no tabuleiro principal, Dora Leal (quinto triunfo consecutivo) derrotou Rui Marques, José Luís Abrantes ganhou a Manuel Gomes no terceiro e Vítor Leal venceu José Riscado no quarto tabuleiro. Uma vitória que lhes permitiu ascender à liderança, uma vez que o Montemor-o-Velho perdeu (2-1) em casa com o GX Coimbra. Pior ficou o Oriental, que continua na zona de despromoção. Pelo contrário, a equipa B da ADE deu um passo importante para a manutenção ao vencer em Coimbra o Esperanças da Académica por 2-1. Luís Bouxo ganhou no tabuleiro principal e Carlos Pina no terceiro. Américo Calmeiro empatou no quarto tabuleiro e Sérgio Batista perdeu no segundo. Nesta série prevê-se um final de campeonato emotivo. O Seia recebe as Esperanças da Académica na próxima jornada, enquanto a ADE joga em casa com os Bancários de Aveiro e o Oriental de São Martinho defronta o Grupo de Xadrez de Coimbra. A nível individual, o GMI Kevin Spraggett está a participar no XXVII “Open” Internacional de San Sebastian (Espanha). É o nº3 do “ranking” inicial, logo a seguir ao GMI Oleg Korneev (Rússia) e ao GMI Palac Mladen. Tomam parte na competição dez Grandes Mestres Internacionais e nove Mestres Internacionais, num total de 96 xadrezistas. Na jornada inaugural, realizada no sábado, Spraggett ganhou ao chinês Tung Siu Hung.

Também em Espanha, o MI Javier Moreno (GX Guarda – ELO 2525) era 17º após oito jornadas do “Open” Internacional de Dos Hermanas, em Sevilha, disputado por 135 concorrentes. O MI Javier Sanz (CX Seia) era 29º. Mais sorte teve o seu colega Jorge Bastos, vencedor do II Torneio do Bombarral. A nível interno, Hugo Gomes foi o vencedor do primeiro torneio semanal de Abril, promovido pelo GX Guarda na sua sede na última sexta-feira, com 3 pontos, tantos quantos conseguiram Maria João Nascimento (2ª), Daniel Sobral (3º) e Pedro Antunes (4º).

Sobre o autor

Leave a Reply