A Câmara de Seia concedeu, no âmbito das comemorações do Dia da Cidade, realizadas na passada terça-feira, as Campânulas de Mérito Municipal a três instituições e seis personalidades, pelos seus «feitos notáveis em prol do concelho, e do país, cujo mérito deve ser publicamente reconhecido».
Os homenageados são a Fundação Focus (Fundação Assistência Humanitária Europa), pelo apoio prestado à população das zonas atingidas pelos incêndios no concelho e colaboração para a reflorestação da área ardida; Eduardo Cabral, presidente do Conselho de Administração da Fundação Aurora Coelho Borges, pelo trabalho desenvolvido na área social; e o empresário António Quaresma, responsável pelo Museu do Pão. Já a EDP foi distinguida pela sua contribuição, «pública e notória», para a conservação da natureza e defesa do meio ambiente no concelho. Na área do desporto os galardoados foram o Sena Clube, João António Garcia Gomes (dirigente e treinador do Centro de Atletismo de Seia) e Luís Saraiva Pinto (actual treinador do Sena Clube).
Já Rui Nércio Marques e Joaquim Gomes Melo (a título póstumo), do Rancho Folclórico de S. Romão e de Seia, receberam a Campânula de Mérito Cultural, pelos seus contributos para a divulgação de costumes e tradições locais. A sessão solene do 21º aniversário de elevação de Seia a cidade decorreu no auditório do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) e contemplou também a atribuição dos prémios Mérito Escolar aos melhores alunos. A autarquia entregou ainda uma viatura ao Hospital de Nossa Senhora da Assunção para o apoio domiciliário.