Arquivo

Seia abre Museu Natural da Eletricidade

Espaço funciona na centenária Central da Senhora do Desterro e tem uma forte componente pedagógica

O Museu Natural da Eletricidade abriu portas na segunda-feira, em Seia, com a missão de divulgar o património tecnológico, natural, social e cultural da época em que foi criada a primeira empresa produtora de energia em Portugal.

Localizado na centenária Central da Senhora do Desterro, o espaço é dedicado à história da eletricidade em Seia, no resto do país e no mundo, possibilitando aos visitantes o contacto com o processo de produção de energia elétrica através da água. O ponto de partida é a construção, em 1907, pela Empresa Hidroelétrica da Serra da Estrela, hoje EDP, do primeiro aproveitamento hídrico dos quatro existentes no rio Alva. O empreendimento permitiu que a luz elétrica chegasse a Seia a 23 de dezembro de 1909. O Museu Natural da Eletricidade terá uma forte componente pedagógica e funcionará sob a alçada do Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), instalado na cidade. Para Carlos Filipe Camelo, autarca local, o equipamento «tem condições para ser mais uma referência da região e do concelho, à semelhança do impacto pedagógico, cultural e social que têm desenvolvido os museus do Pão e do Brinquedo, já existentes em Seia».

A obra custou cerca de 900 mil euros, equipamento incluído, e foi comparticipada por fundos comunitários. O projeto resulta de uma parceria com a EDP, que também inclui 140 hectares da Mata do Desterro. A par dos percursos pedestres identificados no local, o município pretende implementar ali o Parque Geo-Ecológico da Senhora do Desterro, «que terá, aquando da sua ultimação, duas componentes: a Casa da Energia e do Clima e o parque de recreio e lazer e de laboratório de preservação da biodiversidade com enfoque nas questões botânicas e florestais», revelou o autarca na inauguração do museu. Além disso, haverá circuitos de visitação e interpretação, bem como diversas áreas de estadia.

Visitantes ficam a conhecer o processo de produção de eletricidade através da água

Seia abre Museu Natural da Eletricidade

Sobre o autor

Leave a Reply