Dezassete alunos da Escola Secundária da Sé obtiveram classificações superiores a 18,9 valores em diversas disciplinas nos últimos Exames Nacionais da 1ª e 2ª fase, anunciou a direção daquele estabelecimento de ensino da Guarda.
Desses, o destaque vai para Pedro Monteiro, do 11º ano, (Geometria Descritiva A); André Alexandre e Samuel Pereira, também do 11º ano (Física-Química A) e Pedro Miguel, do 12º ano, (Matemática A) que conseguiram mesmo os 20 valores. O balanço foi feito por ocasião do Dia do Diploma, assinalado na passada sexta-feira com a entrega de 97 certificados aos alunos do ensino básico e secundário que no último ano lectivo obtiveram excelentes resultados escolares. De acordo com um comunicado da direção da escola, também as médias obtidas nos Exames Nacionais do 9º ano foram superiores às nacionais. Assim, em Língua Portuguesa, a Sé obteve uma média de 58 por cento, enquanto a média nacional foi de 51 (0-100 por cento); em Matemática, cuja média nacional ficou nos 43 por cento, a média da escola guardense foi de 61 por cento.
Relativamente ao acesso ao ensino superior, foram colocados 125 alunos na primeira fase, ou seja 95 por cento dos candidatos formados na Secundária. «Um valor percentual elevadíssimo que demonstra o nível de preparação e conhecimento dos alunos desta escola», sublinha a direção. Ainda segundo aquela entidade, dos 125 colocados, 81 conseguiram uma vaga na primeira opção (65 por cento), enquanto 83 por cento dos alunos foi colocado até à terceira opção. As universidades de Coimbra, Técnica de Lisboa, de Aveiro e da Beira Interior foram os principais destinos destes estudantes, que também optaram pelos cursos dos Politécnicos da Guarda e de Coimbra.