Arquivo

Secretários executivos da CIM decididos nos próximos dias

Vítor Pereira quer agendar uma reunião para os «próximos oito a dez dias» e garante que já há consenso na Comunidade Intermunicipal

Mais de dois meses depois de António Ruas e José Gomes terem sido chumbados na Assembleia Intermunicipal, haverá “luz verde” para serem apresentados novos nomes nos próximos dias. Quem o diz é Vítor Pereira: «Não está agendada nenhuma reunião, mas vou providenciar para que seja realizada nos próximos oito a dez dias», disse o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) das Beiras e Serra da Estrela a O INTERIOR. Quando questionado se já há consenso entre os presidentes dos 15 municípios que compõem esta CIM, o também autarca da Covilhã foi perentório: «Estou absolutamente convencido de que nos próximos dias teremos o problema resolvido», garantiu Vítor Pereira, reiterando a vontade de resolver o dossier «o mais depressa possível».

Ainda assim, não acredita que a demora na decisão possa ter um impacto negativo na implementação da CIM das Beiras e Serra da Estrela, pois «está tudo a decorrer com normalidade, a sede já está instalada na Guarda e está a funcionar». Depois de decidir os nomes para o secretariado executivo, o Conselho Intermunicipal vai apresentá-los na Assembleia Intermunicipal. Em março, “abriu-se a porta” à eleição de um terceiro secretário executivo, possibilidade que nunca foi confirmada oficialmente. Contudo, o presidente da CIM admitiu, na altura, que «todas as hipóteses foram ventiladas», mas sem «nenhuma deliberação» ter sido tomada.

Já em abril foi a Federação do PS da Guarda a centrar as atenções nessa hipótese, considerando «despropositada, demagógica e despesista a proposta veiculada» para que o secretariado «passasse a ser constituído por três elementos, indicando para o efeito a mesma lista que foi rejeitada pela Assembleia Intermunicipal e sugerindo que os presidentes de Câmara eleitos pelo PS indicassem um terceiro nome». Ao que tudo indica, esse elemento deverá ser Carlos Martins, ex-diretor da Segurança Social da Guarda, que poderá juntar-se aos sociais-democratas António Ruas, ex-presidente da Câmara de Pinhel, e José Gomes, antigo vereador na Câmara da Guarda e ex-diretor de Estradas e da Associação de Municípios da Cova da Beira.

Vítor Pereira afirma que «está tudo a decorrer com normalidade»

Sobre o autor

Leave a Reply