Arquivo

Secretário de Estado da Cultura entregou computadores na Guarda

Na abertura do ano lectivo há mais de 64 mil inscritos para receberem portáteis

O secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, participou ontem na abertura do ano lectivo na Secundária Afonso de Albuquerque, na Guarda, durante a qual entregou vários computadores portáteis a professores e alunos.

No país, mais de 64 mil professores e alunos estão pré-inscritos para receberem portáteis, no âmbito da generalização do acesso a computadores pessoais e Internet de banda larga, tendo os primeiros dois mil sido entregues ontem. De acordo com dados do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, inscreveram-se na iniciativa “e-Escola” 20.885 alunos do 10º ano, enquanto no programa “e-Professores” estão inscritos 43.510 docentes dos ensinos básico e secundário, para um total de 64.395. No âmbito do programa Novas Oportunidades, de acordo com a tutela, já foram entregues ou estão em processo de entrega cerca de 5 mil computadores, estando inscritos um total de 20.056 adultos. Os alunos, ao abrigo do programa “e-escola” terão direito a um computador portátil, acesso à Internet de banda larga durante três anos e uma linha telefónica, mediante o pagamento de uma quantia de entrada de 150 euros e entre 17,5 e 35 euros por mês durante três anos.

No caso de agregados familiares de baixos rendimentos existem dois escalões: os alunos da acção social escolar pagam apenas cinco euros por mês durante três anos, sem pagar qualquer quantia inicial, enquanto os estudantes de um escalão intermédio, criado para este programa, não pagam qualquer quantia inicial, mas pagarão 15 euros por mês durante três anos. Já os docentes terão direito a um computador portátil, acesso à Internet em banda larga durante três anos e a uma linha telefónica mediante o pagamento de uma quantia de entrada de 150 euros, acrescido de um pagamento mensal entre 17,5 e 35 euros durante três anos.

Sobre o autor

Leave a Reply