Arquivo

“Se fosse hoje não abandonava os estudos.”

Opinião

Ora aqui está um desabafo que se ouve com muita frequência na sociedade portuguesa. Traduz, acima de tudo, o arrependimento daqueles que no passado colocaram outros interesses acima da sua formação escolar. Se, num passado mais distante, muitos foram obrigados a desistir por dificuldades económicas e também pela incompreensão dos pais e familiares, ultimamente, estes casos são muito mais raros. Há mais informação e é mais fácil frequentar a escola, pelo menos até ao 12º ano.

Por outro lado a maior parte das famílias aposta na formação e a escola deixou de ser uma perda de tempo ou o privilégio de alguns. Para colmatar todas estas falhas e desencontros do passado existem hoje os Centros Novas Oportunidades. Neles o adulto encontra um equipa de profissionais preparados para os ajudar a mudar de rumo, permitindo-lhes um reencontro com um percurso interrompido no passado.

A obtenção da certificação escolar até ao 12º ano é já uma realidade em quase todos os CNO’s. Através do CNO da Escola Profissional de Trancoso alguns adultos obtiveram há bem pouco tempo o seu certificado de habilitações de nível secundário. Mesmo para aqueles que não acreditam em nada e para os quais tudo é mau, não terão hipóteses de negar que estes adultos estão mais aptos, mais habilitados, enfim, mais valorizados. Não podemos continuar a dizer mal dos sistemas, sejam eles quais forem. O que devemos é aderir a eles se forem bons e neste caso o sistema é bom e os resultados estão à vista. Nada, nem ninguém se deve opôr a uma acção que é das mais importantes na valorização das pessoas, reconhecendo-lhes competências desenvolvidas e assimiladas ao longo da profissão ou da vida.

Hermínio Albino

Coordenador do CNO / EPT

Sobre o autor

Leave a Reply