Santinho Pacheco, último Governador Civil do distrito, encabeça a comissão administrativa da Liga de Amigos da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. Trata-se de uma adaptação da antiga Liga de Amigos do Hospital Sousa Martins «à nova realidade da gestão da saúde», adianta a ULS em comunicado.
A comissão é responsável pela preparação da estrutura desta nova Liga até à sua primeira Assembleia Geral, daqui a seis meses, aproximadamente. Citado no documento, Santinho Pacheco considera que os membros deste projeto devem estar disponíveis «para chegar onde o Conselho de Administração da ULS não puder». Na sua opinião, a Liga é «a voz dos utentes, dos doentes», acrescentando que tem sido criada «uma imagem negativa do Hospital da Guarda que é errada». Alexandre Martins, Álvaro Estevão, Carlos Monteiro e Laura Almeida são os restantes elementos desta comissão administrativa.
A Liga é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que tem como área de intervenção os hospitais e centros de saúde da ULS da Guarda. Os seus objetivos principais são «a melhoria do bem-estar dos utentes e a promoção de iniciativas na área da investigação, prevenção, reabilitação e integração familiar e comunitária». Esta entidade passa também a ter assento no Conselho Consultivo da ULS. Marília Raimundo, Constantino Rei, Fernando Cabral, Aires Diniz, Rui Isidro, Cónego Matos, Pedro Tavares, Luís Borges, Joaquim Rafael, Joaquim Canotilho, Jorge Fonseca e Luís Celínio são alguns dos novos sócios da Liga de Amigos, «uma aposta da presidente da ULS da Guarda, Ana Manso», refere o comunicado.