A freguesia de Santana da Azinha, no concelho da Guarda, vai receber uma unidade geriátrica com características de hotel-residência. O investimento, da responsabilidade da Gold Palace Empreendimentos Turísticos, Lda, ronda os 1,5 milhões de euros e prevê criar inicialmente 20 postos de trabalho directos. As obras devem iniciar-se já em Junho e poderão demorar dois anos. Em 2010, os investidores querem ter as portas abertas.
Um dos trunfos apresentados pelos promotores é a variedade e qualidade da oferta do empreendimento. Com quartos individuais, duplos e de casal, com capacidade para alojar 46 pessoas, todos terão aquecimento central ou ar condicionado, casa de banho privativa adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, televisão e telefone. Outra aposta refere-se ao apoio médico e de enfermagem permanentes, uma vez que a unidade também está vocacionada para pessoas com deficiências motoras ou distúrbios psiquiátricos incapacitantes. Quanto aos preços a praticar, «serão os adequados à qualidade do serviço», refere Rogério Ferreira, administrador da Gold Palace, sem adiantar valores. A escolha de Santana da Azinha deve-se ao facto do terreno estar «integrado num espaço paisagístico agradável» e que garante algum «sossego», acrescenta, valorizando também as acessibilidades – «a A23 está a sete quilómetros» – e a proximidade da Guarda e dos respectivos serviços de saúde.
Segundo este empresário, trata-se de um projecto inovador, uma vez que «combina as vertentes de alojamento temporário e permanente». Assim, além da valência de cuidados continuados a idosos, o empreendimento vai acolher turistas de várias proveniências. «Estrangeiros, uma vez que no Norte da Europa está na moda passar parte do ano fora. E portugueses, dado o aumento do número de idosos com vontade de viajar», sublinha, notando que este é um mercado «em evolução». Ainda assim, Rogério Ferreira revela que o projecto «poderá expandir-se» em função da procura e das exigências, até porque, inicialmente, só será usado um quinto dos 30 mil metros quadrados do terreno. Desses seis mil metros quadrados a intervencionar, quatro mil destinam-se a áreas de lazer, que incluem campo de ténis, sala de estar, sauna, jacuzzi, ginásio e piscina com acompanhamento profissional, cabeleireiro, esteticista, salão de jogos, biblioteca, esplanada e jardim.
A Gold Palace Empreendimentos Turísticos, Lda é liderada por três empresários e foi criada a partir da Gerval, Lda para dirigir a unidade hoteleira do concelho da Guarda. Contudo, poderá servir de plataforma para um investimento a concretizar em Belmonte. Rogério Ferreira escusa-se a revelar pormenores, adiantando apenas que se trata de uma unidade «com características diferentes, pois está mais direccionada para o turismo sénior». No entanto, o projecto ainda está numa «fase inicial», recordando que o empreendimento de Santana da Azinha demorou três anos a ir para o terreno.
Igor de Sousa Costa