O austríaco Sani Alibabic foi o grande vencedor do Gouveia Sapo Big Air 2005, a eliminatória nacional da Taça do Mundo de Snowboard que decorreu sábado à noite na “cidade-jardim”. Em femininos, a vitória sorriu à irreverente e favorita Cheryl Moos, holandesa, que suplantou as alemãs Sandy Gecek (segunda) e Claudia Fliri (terceira), uma snowboarder muito descontraída e que saltou sempre com os “headphones” nos ouvidos. Nos homens, os segundo e terceiro classificados foram Rudi Kroll (Áustria) e Marius Otterstad (Noruega). Os melhores snowboarders do mundo, 240 toneladas de neve, muita adrenalina e mais de dez mil pessoas foram os ingredientes para o sucesso de mais uma edição do Gouveia Sapo Big Air.
No último fim-de-semana, a “cidade-jardim” foi novamente o palco de mais uma eliminatória muito disputada da Taça do Mundo de Snowboard in City que trouxe à Serra da Estrela alguns dos melhores atletas mundiais da modalidade. O espectáculo começou já perto das 22 horas, após os treinos de aquecimento para a competição. A rampa iluminou-se com os saltos “free-style” e os atletas exibiram a radicalidade das suas manobras. Durante cerca de três horas, o público assistiu às acrobacias dos dez atletas masculinos, em três mangas, e das quatro snowboarders femininas que disputaram a prova em duas partes, efectuando dois saltos pontuáveis em cada uma destas mangas. No final da noite, o júri que avaliou as suas performances segundo o grau de dificuldade, a altura e a radicalidade das manobras, acabou por dar a vitória ao austríaco Sani Alibabic. «Já seria bom continuar a ter estes resultados, só ganhar!», disse, satisfeito, o vencedor. Já Cheryl Maas, a melhor das raparigas, acredita que «as mulheres já começam a aparecer, mas os homens ainda dominam a modalidade».
Portugal esteve representado por quatro snowboarders apurados horas antes da Taça do Mundo, na mesma rampa, que este ano também acolheu, pela primeira vez, a final do Nacional da modalidade/Snowboard series, reunindo os 16 melhores portugueses. Mas apesar do apoio caloroso do público, nenhum compatriota subiu ao pódio, sendo que o melhor classificado foi Hugo Lemos no 10º lugar. No entanto, nem só os atletas sentiram a adrenalina. Durante dois dias foram muitos os visitantes que puderam experimentar na Fun Zone as sensações da escalada artificial, do rappel, tiro com arco e besta, aerotrim, “bungee” trampolim, slide fixo, rede de escalada, touro mecânico, “bungee run” e slide com grua. No sábado, a festa da neve prolongou-se pela noite dentro numa mega discoteca ao ar livre. Gouveia é a quarta prova da Taça do Mundo de Snowboard, após Zurique, Tóquio e Sapporo. Os atletas irão ainda competir em São Paulo e Taipé. Esta etapa portuguesa foi organizada pela Câmara local. Segundo Álvaro Amaro, autarca gouveense, Gouveia «ocupa já um espaço relevante no panorama dos desportos de aventura em Portugal, mas nesta quarta edição quisemos reforçar este estatuto e criar um espaço de divertimento para todos os que gostam deste género de actividades. Este fim-de-semana foi um exemplo do que pretendemos trazer para este concelho todos os dias do ano» promete.
Patrícia Correia