Arquivo

Salcedas comanda Sporting da Covilhã na Liga de Honra

Antigo secretário técnico do clube foi a «primeira opção» da direcção depois de não terem conseguido chegar a acordo com o anterior técnico

Tal como se previa, João Salcedas vai ser o novo treinador do Sporting da Covilhã na Liga de Honra, com início marcado para 21 de Agosto. O técnico, que foi secretário técnico do clube na época passada, foi apresentado na última quinta-feira. «É para mim um orgulho e uma honra assumir este desafio, mas também uma grande responsabilidade. O Sporting da Covilhã é o melhor clube da região e o único do interior a disputar a Liga de Honra», disse, prometendo «trabalho, empenho, dedicação e entrega total» para garantir a manutenção dos “leões da serra”.

Este é, aliás, o objectivo fundamental do clube, que vai contar com a maioria dos jogadores da época passada. Luís Miguel, Luciano, Cláudio, Rui Morais, Real, Banjai, Piguita, Cordeiro, Cunha, Luisinho, Tarantini, Pimenta e Milton já renovaram contrato, faltando ainda a aquisição de mais sete jogadores para formar um plantel com 21 atletas.

A direcção espera então contratar mais um guarda-redes, dois avançados, dois médios e dois defesas, para além de integrar dois juniores na equipa principal: o trinco André Gonçalves e o médio ofensivo Sérgio Pinto, ambos com 16 anos. Quem não faz parte dos planos do Sporting da Covilhã para a próxima época é Trindade, no clube há 10 anos. O capitão da equipa nas últimas temporadas é a grande ausência no plantel. «Não vai ficar. Estamos a tentar resolver a sua transferência para outro clube», adiantou José Mendes, presidente da direcção, para quem Trindade «não tem condições para trabalhar na Liga de Honra e com um plantel curto».

Benfica de Castelo Branco, Lusitânia dos Açores ou a Associação Desportiva do Fundão são algumas das hipóteses para o futuro do jogador, a quem o Covilhã irá homenagear. «Trindade é um homem com “H” e não vai sair de qualquer maneira do Sporting, mas sim pela porta grande», garante o dirigente. Já a equipa técnica fica completa com Joanito e Luciano, actual guarda-redes que orientará o treino dos guardiões e, futuramente, será responsável por uma “escolinha” de formação de jovens guarda-redes. Ricardo Ferraz encarregar-se-á da preparação física dos atletas. João Salcedas, ex-atleta do Sporting da Covilhã e antigo treinador dos “leões da serra”, Tondela, Alcains, Belmonte e Pinhel, tem «o apoio de toda a direcção», sublinha José Mendes. «Foi a primeira opção», refere, após o clube não ter chegado a acordo com o ex-técnico, Fanã. «João Salcedas conhece bem a nossa estrutura e terá a responsabilidade de fazer mais e melhor. É esta a exigência para um ano que se avizinha difícil», salientou José Mendes.

Jogo de apresentação a 30 de Julho

O clube irá apresentar o plantel aos sócios a 11 de Julho, dia em que arrancam os treinos. Quanto aos jogos de preparação, o Sporting vai defrontar o Tourizense (24 de Julho), Sporting de Pombal (27 Julho) e a Naval 1º de Maio, jogo de apresentação oficial da equipa agendado para 30 de Julho. Seguem-se Benfica Castelo Branco (3 de Agosto) e um torneio em Nelas (7 de Agosto) com o Paços de Ferreira e a Naval. A 10 de Agosto, os “leões” defrontam o Gondomar e a 13, de novo o Benfica Castelo Branco. Entretanto, o clube vai lançar uma campanha de angariação de novos sócios com o objectivo de atingir os cinco mil associados. Os sócios que conseguirem arranjar mais dez novos sócios terão direito a ver oito jogos grátis, mas quem trouxer 20 irá ser recompensado com entradas gratuitas no Santos Pinto para toda a época. A direcção vai ainda desencadear uma campanha de angariação de fundos junto da população, empresas e emigrantes para a compra da sede social, que custa cerca de 625 mil euros.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply