Arquivo

Salamanca mais perto

Primeiro troço da auto-estrada de Fuentes de Oñoro a Salamanca foi inaugurado sábado

A ligação de Vilar Formoso à Europa por auto-estrada está cada vez mais próxima. Vinte meses depois de se terem iniciado as obras foi inaugurado, sábado, o troço entre Salamanca e Aldehuela de la Bóveda numa extensão de 22 quilómetros, e um investimento 42,5 milhões de euros, numa cerimónia presidida pelo ministro espanhol de Fomento, Francisco Alvarez Cascos.

O traçado desta auto-estrada é paralelo à estrada N-620 que vai continuar a funcionar para o trânsito local. Uma novidade deste primeiro troço agora aberto é o muro anti-ruído, como medida de prevenção acústica e para minorar o impacto ambiental, construído na zona da Urbanização La Rad (zona de vivendas a alguns quilómetros de Salamanca).

Quanto ao resto do traçado que irá ligar a fronteira portuguesa à cidade de Salamanca o plano de construção, segundo o ministro de Fomento, está a ser rigorosamente cumprido. Assim, dois outros troços estão numa fase avançada de construção: entre Salamanca-Norte e Salamanca-Oeste (variante a Salamanca), que irá ligar o troço recém inaugurado com a autovia já em funcionamento de Salamanca para Valladolid, e Aldehuela de la Bóveda a Martin de Yeltes. Em obra está também o troço entre Martin de Yeltes a Ciudad Rodrigo. A autovia deverá estar pronta entre Salamanca e Ciudad Rodrigo antes do final de 2005. A continuação até Fuentes de Oñoro encontra-se ainda em projecto devendo as obras serem iniciadas no início do próximo ano. Já a ligação de Fuentes a Portugal, e nomeadamente à futura A25, regista-se um maior atraso estando numa fase prévia de informação.

Viajar para Espanha passa agora a ser mais rápido e seguro havendo “apenas” 96 quilómetros de estrada nacional a separar Portugal da Europa por auto-estrada. Recorde-se que esta auto-estrada está enquadrada no eixo europeu Lisboa-Helsinquia.

Os salamantinos apresentaram a Alvarez Cascos a sua satisfação pela rapidez do avanço das obras da “autovia de Castilla” e aproveitaram a oportunidade para reafirmarem a ambição de verem Salamanca ligada a Madrid por auto-estrada.

Sobre o autor

Leave a Reply