O Continente Modelo volta a ser o supermercado mais barato do distrito da Guarda, segundo um estudo realizado pela DECO (Associação de Defesa do Consumidor).
Com uma pontuação de 100 pontos, o supermercado do grupo Sonae fica à frente do Pão de Açúcar, que obteve 104 pontos, ou seja 4 por cento mais caro. Para trás ficaram o Lidl, que ocupa o terceiro lugar com 108 pontos; o Pingo Doce, na quarta posição com 109 pontos; e por último o Minipreço, com 113 pontos. No caso da Covilhã apenas o Continente e o Lidl aceitaram participar no estudo, fincando a cadeia alemã atrás da grande superfície da Sonae, por ser 8 por cento mais cara – obteve 108 pontos. Para a elaboração do estudo foi definido um cabaz de referência, composto por 243 produtos, «onde combinámos os bens das marcas mais vendidas no país com outros vendidos sob marca exclusiva das diferentes lojas», explica a DECO.
No total foram recolhidos 86.491 preços em 483 supermercados de todo o território nacional. O cabaz teve ainda por base o orçamento familiar, segundo o mais recente estudo do Instituto Nacional de Estatística (resultados provisórios 2015/2016), e os preços não incluem descontos com cartões de cliente, nem promoções condicionadas, que obriguem à aquisição de outros produtos para beneficiar do desconto. Ou seja, a classificação foi atribuída às lojas tendo em conta os produtos mais consumidos por um preço inferior. Os produtos foram ainda organizados em nove categorias (congelados, lacticínios mercearia, bebidas, higiene pessoal, limpeza da casa, fruta e legumes, peixe e carne). Olhando de novo para o caso da Guarda, embora o Continente Modelo lidere em quase todas as categorias, há uma (peixe) em que é destronado pelo Pão de Açúcar.
Já a nível nacional a liderança pertence ao Jumbo, que embora não esteja presente em todos os distritos consegue quase sempre ser mais barato que a concorrência.