A Câmara Municipal do Sabugal está a desenvolver um projeto de proximidade com os produtores de castanha, que numa primeira fase passa pela realização de um levantamento dos soutos existentes no concelho, iniciando a sua intervenção nos Fóios, uma das freguesias onde o castanheiro está mais implantado.
A Equipa de Projeto e Desenvolvimento Rural do Município vai ainda aconselhar aos produtores as técnicas culturais adequadas, obter a noção clara e realista das variedades predominantes no concelho, e também promover os investimentos junto dos agricultores, e incentivar a plantação de castanheiros nos terrenos apropriados. Este projeto permitirá transferir para os agentes desta fileira todo o conhecimento técnico adquirido, de modo a contribuir para a valorização e sustentabilidade de um sistema agro-florestal com enorme potencial de crescimento a médio e longo prazo.
Após o conhecimento da produção de castanha existente no concelho, pretende-se chegar à transformação e comercialização de um produto que é muito valorizado, e cuja procura supera a oferta.