Arquivo

Sabores da época

nutrição e saúde

Portugal é um país rico em costumes gastronómicos, e na nossa Beira Alta destacamos, entre outros, os famosos enchidos. O termo enchido diz respeito a um género de alimento que pode opcionalmente ser fumado antes de ser consumido.

Comecemos pela tão famosa morcela da Guarda, confeccionada com pedaços de carne entremeada e sangue de porco, que lhes confere uma consistência e coloração características. As especiarias utilizadas para o seu tempero, entre elas o cravinho e os cominhos, conferem-lhe um paladar e aroma intensos. As morcelas são geralmente servidas cozidas e posteriormente torradas na brasa / forno ou fritas em azeite.

Na confecção das farinheiras, outro enchido característico da nossa região, são utilizados como ingredientes principais a carne e gordura do porco, o pão de trigo, azeite e banha, condimentados com sal, alho e colorau doce e/ou picante. Se as carnes utilizadas para a confecção forem as de animais de caça, vaca, salpicão ou presunto, são denominadas de alheiras, nome que adquirem entre outras, na região de Trás-os-Montes, onde as mais famosas são as de Mirandela. São consumidas fritas em azeite ou estufadas.

O bucho, tão característico da nossa região, é confeccionado com diferentes carnes e ossos de porco, arroz, ou pão, sendo o principal tempero a vinha de alhos.

Por último, falamos do chouriço e da chouriça, confeccionados com uma massa de carnes e gorduras de porco, partidas em pedaços, e temperadas com massa de pimentão, colorau, alho, e sal entre outros. A tripa e a bexiga do porco são os “invólucros” tradicionalmente utilizados para moldar as carnes resultantes da matança do porco, para a confecção dos enchidos, embora ultimamente já se utilizem as tripas sintéticas.

Nutricionalmente, os enchidos fornecem energia e são uma boa fonte de proteínas e gorduras. Quem possuir valores de colesterol acima da média, deve limitar o seu consumo. No entanto, quando se goza de boa saúde e se tem um peso normal, não devemos privar-nos do prazer de um bom enchido, tendo em atenção o seu consumo moderado! Para os acompanhar sugerimos, uma boa hortaliça cozida, regada com um azeite extra virgem de boa qualidade. Desta forma, consumimos uma refeição tipicamente Portuguesa, complementada com fibras, vitaminas e minerais, e que constitui uma alternativa aos monótonos menus de fast-food abundantes actualmente nas mesas das famílias Portuguesas.

Por: Inês Campos

Sobre o autor

Leave a Reply