Arquivo

Sábado há música na serra

Bendada

No sábado, há jazz, poesia, folclore, música tradicional, clássica, filarmónica e pastoril a ecoar pela serra da Senhora do Castelo, na Bendada (Sabugal), onde mais de 80 músicos e artistas vão protagonizar oito concertos.

A segunda edição da atividade “Há Música na Serra” é promovida pela associação Bendada Aldeia Cultural, que este ano conta com a participação de outras três aldeias do concelho do Sabugal (Sortelha, Foios e Malcata) e de um grupo de alunos da EPABI – Escola Profissional de Artes da Covilhã. Segundo a organização, o ‘Há Música na Serra’ é um concerto de Primavera, «com a serra pintada de lilás e amarelo, do rosmaninho e das maias, e com a paisagem envolvente onde pontuam a Aldeia Histórica de Sortelha a nascente, a Gardunha a sul e a Serra da Estrela a poente». Em 2015, o evento mobilizou mais de 300 pessoas, «um número que poderá duplicar» nesta edição, esperam os promotores. Uma das novidades deste ano vai ser um mini concerto de litofone, uma variante do xilofone mas feito de pedras.

A Bendada Aldeia Cultural é um projeto que envolve a Escola de Música da localidade e a Banda Filarmónica, com o apoio da Junta de Freguesia, que surgiu da «necessidade de uma aldeia com pouco mais de 250 habitantes lutar pela sua própria sobrevivência – estatisticamente a Bendada desaparece dentro de pouco mais de duas décadas» para mostrar que «“interioridade” pode significar “oportunidade”». A organização adianta que a segunda edição do ‘Há Música na Serra’ será acompanhada de perto por responsáveis europeus pela área da programação e intervenção cultural, que vão analisar «a capacidade de realização da Bendada na área da cultura e da música em especial». No sábado, além da música, vai decorrer junto ao coreto o “Mercado da Terra” com produtos locais, como os hortofrutícolas, azeite, queijos e enchidos, mel, ervas aromáticas e doçarias.

Sobre o autor

Leave a Reply