Arquivo

Rui Moreira regressa à DRABI

Novo director quer encontrar «um futuro para a agricultura regional»

Rui Moreira regressa à função de director regional de Agricultura da Beira Interior, quatro anos depois de ter abandonado aquele cargo. O agora ex-director da Adega Cooperativa da Covilhã, cargo que ocupava praticamente desde 2001, altura em que abandonou a DRABI após a queda do Governo de Guterres, já assumiu o lugar na última sexta-feira, na sequência da visita do ministro da Agricultura, Jaime Silva, a Idanha-a-Nova, ocorrida na véspera.

O ministro havia dito durante a visita, realizada a convite da Associação de Regantes e da Associação de Produtores de Tabaco, que a mudança das políticas no sector agrícola tinha motivado a substituição de todos os directores regionais. Em declarações a “O Interior”, Rui Moreira diz que, para já, encontrou na DRABI «uma série de pessoas com vontade de trabalhar numa transformação que é necessário operar». Numa primeira fase, as medidas consideradas prioritárias vão no sentido de dar uma resposta «mais célere, barata e eficaz às necessidades da lavoura da região». Nos próximos tempos será apresentado um conjunto de linhas orientadoras que vão permitir à nova direcção organizar-se internamente. Até lá, Rui Moreira tem-se desdobrado em contactos. «Estamos a falar com muitas pessoas», adianta, acrescentando que existirem alguns desafios que terão de ser enfrentados, nomeadamente «a seca, os já tradicionais problemas da agricultura e as questões de mercado». Segundo o novo director da DRABI, já existem vários interessados em colaborar com a instituição para «catalizar vontades» e dar voz à população num objectivo máximo, que é «encontrar, finalmente, um futuro para a agricultura regional».

Questionado sobre a situação da Adega Cooperativa da Covilhã após a sua saída, Rui Moreira acredita que a transição de direcção será feita de forma «absolutamente normal». Até Dezembro deste ano, altura em que a Adega irá a votos, o cargo deverá ser assumido por algum dos elementos suplentes incluídos na sua lista. Recorde-se que, para além de ocupar as funções de director da DRABI, Rui Moreira é também cabeça de lista à Assembleia Municipal da Covilhã pelo PS. O engenheiro agrónomo é, aliás, amigo pessoal de José Sócrates e já foi presidente da Federação Nacional das Adegas Cooperativas de Portugal (Fenadegas).

Sobre o autor

Leave a Reply