Carla e Rui Jerónimo (ambos da Academia Egitaniense de Karate Shotokan) sagraram-se, no domingo, vice-campeões nacionais da Liga Portuguesa de Karate Shotokan. A prova mais importante da modalidade decorreu em Almada, onde foram seleccionados os karatecas que vão representar Portugal no Europeu da ESKA.
Após um ano de paragem para ser mãe, Carla Jerónimo voltou em grande forma e mostrou estar entre as melhores, enquanto o irmão, Rui, que defendia a medalha de ouro obtida no ano passado, foi penalizado por alguns juízes do painel de arbitragem. O karateca da Guarda foi responsabilizado por ter, alegadamente, alterado uma técnica na sua kata, decisão que criticou: «É um erro grosseiro e totalmente disparatado por parte de quem levantou a questão e quem concordou com ele», declarou Rui Jerónimo. No entanto, esta classificação garantiu a ambos a entrada nos treinos da selecção, dos quais sairão os nossos representantes no Campeonato Europeu de Karate Shotokan ESKA, que será disputado na Alemanha.
Por cá, a secção de karate do município de Celorico da Beira e a União de Karate Shotokan das Beiras (UKSB) organizaram, no sábado, um seminário teórico-prático com o seleccionador nacional de karate. Joaquim Gonçalves divulgou uma metodologia inovadora no treino da criança até aos 12 anos. Participaram mais de três dezenas de praticantes, graduados e instrutores dos dojos do Centro de Artes Marciais da Guarda, Escola de Karate do Município de Celorico da Beira, Clube de Karate Shotokan de Gouveia e Clube de Karate Shotokan de Mangualde.