Arquivo

Rui Costa ganha segunda etapa na Volta a França

Ciclista português iguala feito de Joaquim Agostinho ao vencer pela segunda vez uma etapa na mesma edição do Tour.

Rui Costa tornou-se hoje o segundo ciclista português a ganhar duas etapas na mesma edição da Volta a França, ao triunfar na 19ª tirada, corrida entre Bourg d’Oisons e Le Grand-Bornand.

O corredor da Movistar já tinha triunfado na 16ª etapa, disputada na terça-feira, quando cortou isolado a meta instalada em Gap. E hoje repetiu a dose ao chegar sozinho a Le Grand-Bornand, imitando assim o feito conseguido em 1969 pelo malogrado Joaquim Agostinho.

Costa cumpriu os 204,5 quilómetros da etapa de hoje em 5h59m01s, à média de 34,2 km/h, com 48 segundos de vanrtagem sobre o segundo mais rápido, o alemão Andreas Kloden. Alejandro Valverde, chefe de fila da Movistar, chegou atrasado 8m40s, no mesmo grupo onde se incluia o camisola amarela, Christopher Froome.

A classificação geral mantém o ciclista britânico na liderança, com 5m11s de avanço sobre o mais direto perseguidor, o espanhol Alberto Contador. Rui Costa subiu alguns lugares e é agora 24.º, a 42m16s de Froome.

A tirada corrida em plenos Alpes incluiu cinco contagens para o prémio da montanha, sendo duas de categoria extra, duas de 1ª categoria e uma de 2ª. Rui Costa foi o primeiro na última subida do dia, o Col de la Croix Fry (1477 metros), uma subida de 1ª categoria.

Sobre o autor

Leave a Reply