Arquivo

Ricardo Moura magistral em Aguiar da Beira

Segunda edição de rali local atraiu 22 pilotos, entre os quais o bicampeão nacional e Adruzilo Lopes, que lutaram pelos melhores tempos em dois troços e uma super-especial

Alguns dos melhores pilotos portugueses participaram no sábado no Rali de Aguiar da Beira, prova ganha pelo bicampeão nacional Ricardo Moura (Skoda Fábia S2000) pelo segundo ano consecutivo.

O açoriano terminou com 10 segundos de vantagem sobre Adruzilo Lopes (Subaru Impreza R4), enquanto o terceiro classificado foi Sérgio Silva (Subaru Impreza N11), que também tem contado com o apoio mecânico da ARC Sport, sediada na vila. Paulo Neto (Citroen Ds3 R3) e Paulo Correia (Mitsubishi Evo 6) terminaram no quarto e quinto lugar, respetivamente. O piloto local Pedro Pinto não chegou ao fim, tendo sido obrigado a abandonar devido a problemas mecânicos. A competição teve dois troços classificativos muito disputados e terminou com uma super-especial de pouco mais de um quilómetro, realizada junto ao estádio municipal, a que assistiram algumas centenas de espetadores. Para o vencedor, «foi um dia positivo, não só pela vitória, mas também por contribuir para um espetáculo onde a ARC Sport dá sempre um grande contributo». Ricardo Moura considerou ainda que o rali permitiu «ganhar ritmo com o Skoda, uma vez que eu e o António Costa não nos sentávamos no carro há mais de três meses».

Além da vitória na geral, a dupla triunfou também na Divisão 2, enquanto Paulo Neto e Bernardo Gusmão venceram a Divisão 1. Para o Critérium de Ralis do Centro, os mais rápidos foram Paulo Correia e Ricardo Correia. Organizada pela autarquia de Aguiar da Beira e Clube Automóvel da Marinha Grande, com o apoio da ARC Sport, a competição foi um bom ensaio para o Rali de Mortágua, do Campeonato de Portugal, agendado para 20 e 21 de setembro. Entre a assistência houve quem dissesse que esta poderá ser «uma forma de Aguiar da Beira divulgar o seu potencial para a realização de ralis a nível nacional». Vinda de Arouca, uma comitiva de 10 pessoas destacou-se no apoio a André Portugal. O piloto que está a ganhar experiência nesta modalidade foi o último classificado, mas ficou em primeiro em termos de adeptos. «Fizemos 120 quilómetros para estar aqui. Está a ser uma prova muito tranquila, apesar de não lhe estar a correr muito bem. Infelizmente, ele não pôde vir no seu carro, mas estamos confiantes que ele vai dar cartas e subir a uns pódios com esta experiência e a nova máquina», disse um dos jovens apoiantes.

Também Fernando Andrade, autarca aguiarense, foi um espetador atento e considerou que o rali deve continuar nos próximos anos. «A primeira experiência aconteceu no ano passado, por solicitação da ARC. Gostámos e o público também, pelo que decidimos repetir e parece-me que a aposta foi extremamente positiva», declarou o presidente da Câmara, que sugere ao seu sucessor que volte a organizar a prova em 2014. «Além de atrair bastante público à vila – a prova disso é que as unidades hoteleiras encheram –, pretende-se também homenagear a ARC Sport», acrescentou Fernando Andrade.

Luis Martins Bicampeão nacional Ricardo Moura deixou Adruzilo Lopes a 10 segundos

Sobre o autor

Leave a Reply