Ainda sobre o tema da responsabilidade, vou reproduzir um texto escrito por um(a) Aluno(a) do 8º Ano, pedido por uma Professora sobre a temática “ Mau comportamento”
….” Desde o 1º período o 8º XX é alvo de críticas vindas dos Professores da turma relacionados com falta de pontualidade, assiduidade e também devido ao comportamento inadequado que os Alunos tomam nas aulas.
As causas dependem da situação, por exemplo para as faltas de pontualidade pode-se dever a atrasos tanto do próprio aluno como da família ou de quem os traz para a escola venha o aluno a pé, de automóvel ou de transportes públicos. A falta de assiduidade é outro problema que pode ter várias causas entre as quais problemas de saúde ou outros motivos pessoais (faltas justificadas) ou pode estar relacionado com a falta de interesse dos alunos pelas aulas, o que os leva a faltar influenciando outros colegas por vezes a tomar a mesma atitude (faltas injustificadas).
O mau comportamento em geral deve-se também à falta de interesse pelos alunos relativamente às aulas. O facto de existirem elementos perturbadores que comprometem o normal funcionamento das aulas.
Soluções:
As soluções baseiam-se num recuo no sistema de ensino. Todos os dias nós, alunos, ouvimos os nossos pais e avós dizer: “Se fosse no meu tempo…” e embora muitos sejam contra, devido à exigência requerida ou à violência que era usada, a verdade é que se nota uma grande falta de disciplina nesta nova geração, tanto a nível escolar como na sociedade em geral. Para além disto, em grande parte dos outros países do mundo vemos um sistema de ensino diferente do português, onde distinguem os alunos com aproveitamento alto/médio dos alunos de baixo rendimento, adaptando depois as aulas às necessidade das turmas, sendo depois, no fim de um determinado período, feito um exame que dá a oportunidade aos alunos de subir de nível. Ora, embora isto tenha sucesso comprovado, não é aceite em Portugal, pois é visto como discriminação.
Mas a nível de soluções “possíveis” penso que se deveria reduzir o tempo de aulas, pois está provado cientificamente que para pessoas da nossa idade o tempo de concentração exigido é demasiado. Para além disto, podia-se realizar aulas mais atractivas ou dinâmicas para os alunos desinteressados.
Outro facto a salientar é o actual facilitismo do ensino em Portugal….”
Conforme se pode constatar pelo texto escrito pelo(a) aluno(a) (13 Anos), são os alunos que sentem e começam a pedir novas regras. Provavelmente estes são alguns bons exemplos do que os “adultos” devem fazer.
Paulo Sanches, Vice-Presidente da APEE da ESAA.