Arquivo

Requalificação da Torre dos Ferreiros adiada

Guarda

Aberto em agosto, o concurso público para a requalificação da Torre dos Ferreiros, na Guarda, projeto que inclui a instalação de um elevador panorâmico e a criação de um miradouro no topo deste monumento nacional, voltou ao ponto de partida.

Todos os interessados na obra apresentaram valores superiores ao preço-base de 692.346 euros, mais IVA. Este contratempo obrigou a Câmara da Guarda a deliberar pela anulação do procedimento e a decisão foi aprovada por unanimidade na última reunião do executivo, realizada na terça-feira. «O mercado não obedeceu ao valor orçamentado para o concurso, pelo que vamos ter que alterar algumas peças da obra ou, em último caso, aumentar o preço-base», disse Álvaro Amaro aos jornalistas no final da sessão. Contudo, o autarca esclareceu que «qualquer redução do orçamentado no projeto só acontecerá se a Câmara encontrar financiamento comunitário para compensar». Datada do século XII/XV, a Torre dos Ferreiros é uma das mais emblemáticas estruturas da antiga muralha da cidade. O objetivo consiste em criar um espaço de visitação e miradouro graças a um elevador panorâmico e à instalação de um binóculo e elementos informativos da paisagem no topo.

A autarquia garantiu um financiamento de 85 por cento no âmbito do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. O restante será da responsabilidade da Câmara, que estimava concluir a obra dentro de dois anos. Nesta sessão, o presidente da autarquia congratulou-se com a descida do desemprego no concelho. «São menos 20 por cento entre setembro de 2016 e setembro de 2017, uma percentagem muito superior à média da região Centro (15 por cento) e do país, segundo a análise do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da UBI», afirmou Álvaro Amaro. Por sua vez, Eduardo Brito considerou positiva a iniciativa do “Movimento pelo Interior”, liderada pelo presidente da Câmara da Guarda, mas considerou que o município deve ser o primeiro a dar o exemplo ao incluir no orçamento «mais ações para atrair pessoas e investidores».

Sobre o autor

Leave a Reply