Arquivo

Remodelação de casa na Guarda nomeada para prémio internacional

A votação no site especializado em arquitetura Archdaily termina hoje e os vencedores serão conhecidos amanhã

A casa JA, localizada na Póvoa do Mileu, na Guarda, está nomeada para o prémio internacional Building of the Year 2015 da Archdaily, na categoria de remodelação. Por detrás desta recuperação que tanto tem dado que falar estão os arquitetos Maria Inês Costa e Filipe Pina, que deram os primeiros passos nas artes quando estudavam na Escola Secundária da Sé.

A casa JA resulta da «reabilitação e extensão de uma construção existente» para uma habitação familiar, marcada pela separação «do novo e do antigo, ainda que ligados pelo interior», explicam os jovens arquitetos. A luz no centro da casa marca a separação entre um «volume de pedra existente e um volume de betão novo». Maria Inês Costa e Filipe Pina adiantam a O INTERIOR que este projeto assentou «no respeito e valorização do antigo, por uma ampliação nova que traduz o tempo em que vivemos», integrando assim o novo e o antigo. O facto deste projeto estar agora nomeado para um prémio internacional é visto pelos arquitetos como «o reconhecimento de um trabalho» e esperam agora que com esta nomeação «a disciplina da Arquitetura tenha adquirido outra importância para Portugal e mais especificamente para a região».

As votações no Building of the Year 2015 decorrem até hoje no site da Archdaily, especializado em arquitetura, onde qualquer pessoa pode deixar o seu voto. Na corrida aos prémios “Building of the Year 2015”estão 70 candidatos, dos quais nove são portugueses. Os mentores da casa JA acreditam no trabalho desenvolvido, mas têm consciência da dificuldade em conquistar o primeiro lugar numa categoria onde os projetos concorrentes são «muito distintos». A casa JA «não se limitou ao tradicional “licenciamento camarário», mas teve em conta os sistemas construtivos que «melhor se adaptavam ao projeto, dentro do orçamente disponível», de forma a garantir a qualidade da remodelação. Os arquitetos deram preferência às empresas locais, «o que permitiu uma redução significativa do custo global da obra».

Ana Eugénia Inácio A casa JA é uma habitação familiar que separa o novo do antigo, mas ligados pelo interior

Sobre o autor

Leave a Reply