Arquivo

Refugiados podem ajudar a combater envelhecimento da população no interior

Conclui especialista em Estudos Demográficos da Universidade de Aveiro.

As regiões mais envelhecidas do país podem beneficiar com o acolhimento de refugiados da guerra Síria, essa é a tese defendida pelo especialista em Estudos Demográficos da Universidade de Aveiro, Carlos Jorge Silva.

A possível chegada de refugiados ao interior do país pode inverter a tendência de uma população envelhecida, uma vez que «são maioritariamente constituídos por casais jovens, muitos com filhos, contribuindo diretamente para um maior equilíbrio entre os grupos etários dos mais idosos e os dos mais jovens, defende o especialista. Para Carlos Jorge Silva, Portugal poderia receber «cinco vezes mais» do que os 4.500 refugiados previstos, pois assim conseguiria contornar a crise de natalidade. Segundo o investigador, a faixa do interior do país, de Trás-os-Montes ao Alentejo, a manter-se a atual tendência da evolução do índice de fecundidade em Portugal e não havendo migrações, pode perder em 2040 um terço da população atual.

Comentários dos nossos leitores
Dora 1147.arod.airam@gmail.com
Comentário:
Ha anos atras, familias de cidadaos brasileiros foram acolhidos no Pinhal Interior-Vila de Rei , poucos la ficaram apesar das condicoes oferecidas.Quantos imigrantes querem ficar em Penela .Vila Velha de Rodao , Serpa.Quantos escolherao as zonas urbanas de Lisboa ? Dora
 

Sobre o autor

Leave a Reply