A edição de 2004 do Rali TT Segafredo Zanetti marcou o final desta prova que nos últimos 16 anos trouxe até ao distrito da Guarda as emoções e os melhores pilotos do Nacional de Todo-o-Terreno. Esta decisão do Clube Automóvel da Guarda, entidade organizadora do rali, está intimamente ligada ao facto do anúncio do grupo italiano, que dava o seu nome à prova desde o início, de que iria deixar de patrocinar a prova.
De resto, logo em Outubro, aquando da realização daquela que foi a última edição do Rali TT Segafredo Zanetti, o CAG informou a Federação Portuguesa da modalidade de que a prova não se iria realizar em 2005. «A Segafredo cortou o patrocínio e nós deixámos de ter condições para voltar a realizar a prova. Em termos de orçamentos, estava completamente fora das nossas possibilidades continuar», adianta Ricardo Campos, presidente do Clube Automóvel da Guarda. Aliás, os custos foram «de tal ordem galopantes que não tínhamos possibilidades de continuar a organizar» uma prova realizada durante 16 anos consecutivos. Uma vez que o rali já foi cancelado na Federação, já nem se coloca a hipótese de entretanto poder surgir outra entidade interessada em patrocinar a prova, reconhece Ricardo Campos. Entretanto, para a mesma altura em que o Rali TT Segafredo Zanetti se realizava, fins de Setembro e princípios de Outubro, o CAG já tem agendada uma prova alternativa à de todo-o-terreno. Tudo indica que a 25 de Setembro de 2005 saia para a estrada um Rali de Regularidade Histórico. Trata-se de uma iniciativa «completamente diferente, virada para automóveis antigos», explica. Para a história fica Rui Sousa como o vencedor das três últimas edições do Rali TT Segafredo Zanetti, que nos últimos anos se revelou decisivo para a definição do campeão nacional de todo-o-terreno. É também o fim da única prova pontuável para o Nacional realizada no distrito.