Arquivo

Raide hípico em Almeida

Vila acolheu prova de resistência a contar para o calendário nacional da modalidade

Almeida recebeu, no último fim-de-semana, no âmbito das comemorações do feriado municipal, o I Raide Hípico que contou com a participação de 17 cavaleiros. Desporto, cultura, história e paisagem estiveram em harmonia na iniciativa organizada pelo Picadeiro d’El Rey em colaboração com a autarquia.

Da prova, que decorreu no sábado, constaram dois concursos – um de promoção (CEP) com 27 quilómetros e outro nacional (CEN) com 67 quilómetros. No primeiro caso, venceram Madalena Monteiro (com o cavalo Qurisco), Maria Monteiro (com o Umar) e Manuel Salvado (Xara). Já na categoria CEN, dois dos três primeiros classificados já ganharam provas internacionais este ano. Trata-se dos cavaleiros Patrício Quaresma (com Tarifa) e António Moura (com Uva), primeiro e terceiro classificados, respectivamente. No segundo posto ficou Miguel Caeiro (Farah de Palhares). «Conhecia mal a zona de Almeida e fiquei maravilhado, creio que o concelho tem condições excepcionais para a prática desta modalidade», sublinhou Alberto Barradas, um dos júris internacionais que participaram no evento. «Foi a primeira vez que Almeida recebeu um concurso de nível nacional e creio que correu francamente bem», acrescentou. Participaram ainda dois veterinários de estatuto internacional.

Para António Machado, vereador da autarquia, a realização deste tipo de eventos – que privilegiam a vertente desportiva e o contacto com a natureza – tem um interesse turístico «muito forte para a região». Além disso, é também a oportunidade para «mostrar que temos capacidade de organização e que o Picadeiro d’El Rey dispõe de uma série de actividades e iniciativas para fornecer à região», afirmou. Já no domingo teve lugar uma concentração de cavaleiros que, segundo o responsável, «superou todas as expectativas». Os 160 participantes inscritos ligaram Almeida a Vilar Formoso, realizando-se depois um almoço de confraternização no pavilhão multiusos da vila fronteiriça. Entretanto, está em fase de criação a marca “Picadeiro d’El Rey” e será brevemente lançada a página de Internet do espaço, revelou o vereador.

Sobre o autor

Leave a Reply