Arquivo

Raia Histórica “reinventa” gastronomia de Trancoso

Objetivo passa por criar um produto turístico de qualidade baseado na gastronomia

A Raia Histórica – Associação de Desenvolvimento do Nordeste da Beira promoveu no passado domingo um almoço de apresentação da ementa “reinventada” da gastronomia de Trancoso, a cargo do Chefe Fausto Airoldi. A iniciativa, que teve lugar nas instalações da Escola Profissional de Trancoso, surgiu no âmbito do projeto de cooperação “7 Maravilhas da Gastronomia”, financiado pelo PRODER.

Da ementa fizeram parte “7 Maravilhas da Gastronomia dos Castelos do Côa”, confecionadas a partir de algumas receitas mais tradicionais e dos produtos mais característicos de Trancoso: Pezinhos de porco guisados com ovos e Esturricado à Trancoso como petiscos, Bacalhau assado sobre papas laberças como prato de peixe, Marrã à Trancoso sobre esmagada de batata torrada e espigos de grelos, e Lombinho de porco corado com alho e serpão sobre papas de míscaros como pratos de carne, e ainda Tarte de castanhas e Estaladiço de carolos como sobremesas.

Sales Gomes, coordenador da Raia História, revela que a elaboração destas maravilhas gastronómicas se baseou «numa visita do Chefe Fausto Airoldi, acompanhado de representantes da Confraria das Sardinhas Doces, pelas localidades da raia histórica, para uma recolha no local das receitas mais tradicionais». Esta ementa «representa uma aposta da Raia Histórica para que possa haver, na região, um produto turístico de qualidade, apelativo e de âmbito nacional, para atrairmos gente e dinamizarmos o turismo», acrescenta. A gastronomia é o caminho escolhido, pois «já cá temos o património, a paisagem e o ambiente, faltando agora apostar mais na vertente gastronómica», considera. «É importante que possamos ter uma gastronomia com um toque de alta culinária, mas sem desvirtuar os pratos tradicionais», acrescenta. Neste âmbito, a Raia Histórica irá agora «criar um caderno de encargos, tal como a nossa congénere e vizinha ProRaia, para identificar os restaurantes que podem aliar essa qualidade e modernidade à tipicidade e oferecer à mesa uma identidade regional, a fim de trabalharmos com esses estabelecimentos na divulgação gastronómica da região». Sales Gomes adianta que esta iniciativa se enquadra «no projeto das “7 Maravilhas da Gastronomia” a nível nacional, no âmbito do qual dispúnhamos de uma verba, e já que podíamos usufruir dela, decidimos aplicá-la em algo que entendemos ser produtivo para a região», conclui.

Sales Gomes revelou ainda que este almoço será repetido no próximo dia 1 de junho, no Spot São Luiz, restaurante do Chefe Fausto Airoldi, em Lisboa, e contará com a presença da imprensa nacional especializada em gastronomia, sendo «mais uma importante etapa de divulgação desta iniciativa».

Evento reuniu cerca de quatro dezenas de comensais

Raia Histórica “reinventa” gastronomia de
        Trancoso

Sobre o autor

Leave a Reply