Arquivo

Queijo da Serra da Estrela posto à prova

RTSE dinamiza grande campanha de promoção da região

Hoje, o queijo Serra da Estrela é «o cartão de visita» da região. Trata-se de uma grande campanha de “charme” promovida pela Região Turismo da Serra da Estrela (RTSE) que tem como destinatários investidores e jornalistas do Japão e Brasil, bem como responsáveis do Carrefour, do El Corte Inglés ou do ICEP, entre outros.

A comitiva vai visitar a Serra da Estrela e degustar pratos típicos ou mais arrojados, com queijo ou requeijão. Tudo regado por uma pequena mostra de vinhos da região. «Este queijo já ultrapassou fronteiras. É um produto com história», garante Jorge Patrão, presidente da RTSE, que pretende desta forma mundializar o queijo da Serra favorecendo o incremento da sua exportação. A iniciativa quer contribuir para incrementar a internacionalização, junto de mercados emergentes, de um dos produtos regionais mais prestigiados e estabelecer novas vias de diálogo comercial com exportadores e grandes centros de distribuição. Pela primeira vez, uma grande acção de promoção do queijo Serra da Estrela vai ter cobertura televisiva no principal canal de televisão do Japão. Relativamente ao Brasil, onde o queijo está a transformar-se num produto de moda, a iniciativa vai ser transmitida num dos programas de maior audiência da televisão.

A campanha de promoção vai ainda contar com uma prova degustação de Queijo Serra da Estrela, que servirá para revelar as várias potencialidades do queijo na gastronomia. Uma etapa que espera a comitiva no espaço de turismo rural da “Quinta do Chão da Vinha”, em Carragosela, no concelho de Seia. Ali, três restaurantes da região, nomeadamente “Casas do Bragal” (Guarda), “Pátio dos Sabores” e “Ovelhita” (Covilhã), vão apresentar pratos inovadores com queijo ou requeijão, como mousse de requeijão e figo, por exemplo. O júri vai classificar os pratos servidos em “buffet”, não por números, mas por características específicas. Para acompanhar a degustação haverá também uma pequena mostra de vinhos da região.

Sobre o autor

Leave a Reply