Arquivo

Quarta-feira é dia de caminhar com a nutricionista

Inês Campos desafia os seus utentes e os guardenses a caminharem com ela todas as semanas

O combate ao sedentarismo é feito pelas ruas, mal o tempo fica mais ameno. Este ano, além das caminhadas que já se tornaram habituais na Guarda, há uma proposta diferente: Inês Campos, nutricionista da Active Way, organiza passeios pelo centro da cidade com os seus utentes, todas as quartas-feiras, para os encorajar a fazer exercício.

«Senti que faltava alguma atividade física aos meus doentes», justificou Inês Campos na estreia da iniciativa, na semana passada. A nutricionista estende o convite a todos os interessados, para juntar os guardenses em prol de uma vida mais saudável. «É importante promover o exercício físico. Se tivéssemos muita gente a participar seria interessantíssimo», afirmou, acreditando que a quantidade não é problema, pelo contrário: «Se calhar há quem precise deste “empurrão”, pois ficam mais incentivados e não pensam tanto em desistir», adiantou. A primeira caminhada contou com quase três dezenas de pessoas, mas a boa receção nas redes sociais deixa antever noites ainda melhores: «Há o “passa palavra” e pessoas que não vieram hoje [quarta-feira] e podem vir na próxima semana», refere a co-fundadora da Active Way.

A empresa, criada há cerca de ano e meio, já promoveu caminhadas fora da cidade, com percursos entre 10 e 16 quilómetros em terra batida. «Há pessoas com mais peso que têm dificuldade em participar, portanto optámos por fazer antes na cidade», acrescenta Inês Campos. Porém, a aposta poderá variar no futuro: «Para já, as caminhadas vão ser sempre no centro, até porque pode haver quem veja e comece a participar, esse é o objetivo. Mais tarde poderemos pensar num percurso fora da cidade», refere. André Galvinas e Helena Costa não faltaram à chamada. Os dois utentes de Inês Campos estavam motivados, bem-dispostos e com vontade de repetir a experiência. «É uma boa ideia, mesmo para socializar e incentivar-mo-nos mutuamente», afirmou André Galvinas, um estudante universitário acrescentando que faz caminhadas quando tem tempo.

Por sua vez, Helena Costa considerou que «há uma motivação extra, porque sozinhos temos tendência a acomodar-nos no sofá e não saímos de casa. Faço caminhadas raramente, por isso é uma iniciativa boa. Espero ter disponibilidade para vir mais vezes». Sandrina Gonçalves resolveu participar porque achou a ideia «muito interessante», disse esta caminhante ocasional «devido ao trabalho». A caminhada repetiu-se ontem, com início às 22 horas em frente à Alameda de Sto. André.

Sara Quelhas Quase 30 pessoas marcaram presença na estreia da caminhada

Sobre o autor

Leave a Reply