Arquivo

Há mais milionários em Portugal apesar da crise

Consultora justifica situação com aumento das poupanças em percentagem do PIB, mas também dos ganhos nos mercados accionistas.

Apesar da crise, o número de milionários em Portugal subiu 3,4 por cento no ano passado e está a caminho dos 11 mil portugueses com mais de um milhão de dólares (765 mil euros). São mais 350 que em 2011, ou seja 10.750 pessoas.

A contagem é da responsabilidade da Consultora Capgemini, que nesta análise deixou de fora dos cálculos o património com a habitação de residência e bens coleccionáveis ou duradouros, devido à dificuldade de identificação e avaliação, e contabiliza o valor aplicado em acções, obrigações, fundos e depósitos.

Segundo a Capgemini, o aumento do número de milionários deve-se ao aumento das poupanças em percentagem do PIB, mas também aos ganhos nos mercados accionistas. Entre os mais ricos está o empresário Américo Amorim, considerado pela revista “Forbes” o português mais rico do ano, com uma fortuna avaliada em 3,1 mil milhões de euros.

Em segundo lugar surge Alexandre Soares dos Santos, dono do Pingo Doce, com 2,3 mil milhões, e em terceiro Belmiro de Azevedo, do Grupo Sonae, com 1,1 mil milhões de euros.

Sobre o autor

Leave a Reply