Arquivo

PT disponível para encontrar solução para TDT nas Aldeias Históricas e do Xisto

Operadora ficou de elaborar diagnóstico técnico para cada caso nos próximos dez dias

A Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR) e a Associação das Aldeias Históricas (AAH) reuniram na passada segunda-feira, no Fundão, com representantes da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) e da Portugal Telecom (PT) por causa das condições de implementação do serviço da Televisão Digital Terrestre (TDT) nestas duas redes de aldeias.

Confrontada com os problemas e as características destas localidades, a operadora manifestou disponibilidade para avaliar a situação caso a caso e, em conjunto com a ADXTUR, a AAH e as autarquias, procurar «as soluções mais adequadas» para a diminuição dos impactos visuais que a implementação da TDT possa vir a provocar, adiantam as duas associações num comunicado conjunto. Nesse sentido, ficou determinado que, nos próximos dez dias, será feito um diagnóstico técnico da situação específica de cada uma das aldeias em causa, com a colaboração da PT, para a construção de «soluções piloto a implementar nestas duas redes».

Entretanto, anteontem, o presidente da Associação Nacional de Municípios, Fernando Ruas, apelou para que sejam ajudados os cidadãos «mais vulneráveis» que precisam de recetores de satélite para ter acesso à TDT após o fim do sinal analógico. O também presidente da Câmara Municipal de Viseu sustentou que a TDT «não é uma prioridade nacional, porque as pessoas estão servidas», e que por isso «esta transição não devia corresponder a encargos financeiros para as famílias».

Sobre o autor

Leave a Reply