Arquivo

PS pede tarifas mais baixas de água, luz e gás natural no distrito da Guarda

Propostas foram remetidas aos quatro deputados na Assembleia da República eleitos pelo círculo guardense

A Federação do PS da Guarda sugere a redução das tarifas da água, da eletricidade e do gás natural para empresas e residentes do distrito, tendo já enviado duas petições nesse sentido aos quatro deputados (três sociais-democratas e um socialista) eleitos pelo círculo da Guarda.

As propostas remetidas a Manuel Meirinho, Carlos Peixoto e Ângela Guerra (PSD) e Paulo Campos (PS) pretendem «minorar as dificuldades sentidas pela interioridade, procurando ir ao encontro e anseios das pessoas residentes». O secretariado federativo socialista espera agora que as recomendações possam «ser melhoradas e debatidas na Assembleia da República». A primeira defende «a harmonização e consequente redução das tarifas da água no distrito da Guarda», uma ideia apresentada pelo PS nas últimas legislativas e que deu origem a uma petição pública contra o facto «dos cidadãos do distrito pagarem mais pelo consumo de água do que os habitantes dos grandes centros urbanos do litoral.

A segunda proposta pretende uma fatura de eletricidade e gás natural majorada para os guardenses tendo em conta o aumento do IVA de 6 para 23 por cento nestes serviços e os invernos rigorosos da região. «O distrito situa-se numa zona montanhosa, com invernos em que muitas vezes se atingem temperaturas negativas, o que é impossível suportar sem o recurso a aquecimento artificial, constituindo este fator um gasto acrescido que a maior parte dos distritos do pais não possui», sustentam os socialistas.

Sobre o autor

Leave a Reply