Arquivo

Projectos de cooperação com Espanha apresentados em Manteigas

Cooperação transfronteiriça gera investimento superior a cinco milhões de euros

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) e a Diputación de Salamanca apresentaram terça-feira, em Manteigas, dois projectos de cooperação transfronteiriça aprovados pelo Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN), envolvendo um investimento global superior a cinco milhões de euros.

Os projectos contam com uma comparticipação de 75 por cento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP) 2007-2013. “Prevenção de Riscos na Beira Interior Norte e Salamanca”, uma das iniciativas apresentadas, tem um financiamento de 2,9 milhões de euros e prevê a aquisição de equipamentos e desenvolvimento de acções para proteger o meio ambiente e o património histórico e natural da região. No que concerne à prevenção de riscos naturais, os parceiros do projecto pretendem adquirir equipamento para fazer inspecções técnicas aos edifícios transfronteiriços de grande valor patrimonial, arquitectónico e turístico, bem como às zonas históricas dos municípios.

Está ainda prevista a aquisição de uma viatura de medição da qualidade do ar e de ruído e o desenvolvimento de sistemas cartográficos para alertar para possíveis riscos naturais nas bacias hidrográficas. De destacar também a elaboração de um mapa sobre a qualidade das águas transfronteiriças, bem como a prevenção dos riscos tecnológicos. O segundo projecto – “Valorização, Inovação e Potencial da Beira Interior Norte e Província de Salamanca” – contempla um financiamento 1,6 milhões de euros. Prevê a criação de um Observatório Transfronteiriço de Desenvolvimento Territorial em Vilar Formoso, com o envolvimento de organismos públicos, universidades e associações empresariais dos dois países. Inclui também a organização de feiras transfronteiriças e a construção de um espaço de exposição, venda e intercâmbio sectorial envolvendo agentes portugueses e espanhóis.

A área transfronteiriça em causa é composta por nove municípios da Beira Interior Norte (Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo, Celorico da Beira, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal e Trancoso) e a província de Salamanca constituída por oito comarcas (Alba de Tormes, Ciudad Rodrigo, Fuente de San Esteban, La Sierra, Ledesma, Peñaranda de Bracamonte, Salamanca e Vitigudino). Estes municípios constituíram, em Setembro de 2008, a Comunidade de Trabalho Beira Interior Norte – Salamanca (CT BIN SAL).

Sobre o autor

Leave a Reply