Arquivo

Programa Cosme ajuda empresas a recorrer a empréstimos

A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) assinaram um acordo que prevê a disponibilização de 1.300 milhões de euros para ajudar as Pequenas e Médias Empresas a obter investimentos através do recurso a empréstimos de capital de risco.

Este montante que está afeto ao Programa da UE para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas (Programa COSME) vai funcionar como garantia bancária para que as empresas possam pedir empréstimos. No total, prevê-se que possa ser mobilizado um total de 25 mil milhões de euros de financiamento nos próximos sete anos. Depois deste acordo, o FEI lançará um convite à manifestação de interesse, a que poderão candidatar-se as instituições financeiras elegíveis (bancos, instituições de garantia, fundos, etc.). Estas instituições serão depois selecionadas por aquele fundo para concederem empréstimos às PME europeias em todos os setores.

O COSME decorre de 2014 a 2020. Tem um orçamento planeado de 2,3 mil milhões de euros e apoiará as PME nos seguintes domínios: melhor acesso a empréstimos, acesso aos mercados e promoção da cultura empresarial. Para mais informações sobre acesso ao financiamento basta consultar o portal http://europa.eu/youreurope/business/funding-grants/access-to-finance/ que está disponível em todas as línguas da União Europeia.

Entretanto, a Comissão Europeia vai disponibilizar 100 milhões de euros no âmbito do “Processo Acelerado para a Inovação” para ajudar empresas e organizações inovadoras (consórcios de três a cinco organizações) a consolidar boas ideias antes de serem lançadas no mercado europeu.

As candidaturas começam a partir de janeiro de 2015 e estão abertas a todo o tipo de ideias e a todas as entidades jurídicas estabelecidas na União Europeia ou num país abrangido pelo Programa-Quadro de Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte 2020, independentemente da área tecnológica.

Para além desta verba, a Comissão anunciou ainda a atribuição de cinco novos prémios à inovação no valor de seis milhões de euros destinados a recompensar invenções tecnológicas relevantes para a sociedade. As candidaturas para os cinco prémios à inovação abrem entre o final de 2014 e o início de 2015 e focam três áreas temáticas de investigação: saúde (“Prémio Redução da Utilização de Antibióticos” e “Prémio Scaner para Alimentos”), ambiente (Prémio Redução da Poluição Atmosférica) e TIC (“Prémio Partilha Colaborativa de Espetro” e “Prémio Transmissão Ótica”). Estas iniciativas pretendem melhorar a competitividade europeia e gerar mais crescimento e emprego. Mais informações sobre financiamento do Horizonte 2020 consulte: http://ec.europa.eu/research/participants/portal/desktop/en/home.html

Sobre o autor

Leave a Reply