Onze consórcios apresentaram propostas para a realização dos estudos prévio e de impacto ambiental do troço Aveiro-Celorico da Beira, da linha de alta velocidade ferroviária Aveiro-Salamanca, anunciou a RAVE – Rede Ferroviária de Alta Velocidade, empresa responsável pelo projecto.
O concurso público compreende também a realização dos trabalhos de geologia e geotecnia naquele troço e tem um preço-base de 1,8 milhões de euros. Segundo a RAVE, os valores das propostas oscilam entre os 1,3 e 1,6 milhões de euros. O arranque da construção da ligação Aveiro-Salamanca está programada para 2013, já que esta linha não é considerada prioritária pelo Governo e estará vocacionada apenas para mercadorias. Inicialmente, previa-se a utilização de troços da actual linha da Beira Alta para reduzir o investimento. O projecto original, divulgado em 2005, tinha uma extensão total de 201,8 quilómetros, 194,5 dos quais em via dupla e 7,3 quilómetros em via única. Já os custos, de acordo com um estudo preliminar sobre a futura rede de Transportes de Alta Velocidade (TAV) então divulgado pelo Ministério das Obras Pública, estimava que o troço Aveiro/Vilar Formoso, deveria custar 2.100 milhões de euros. Na região, a zona de Pinhel, as imediações da estação da Guarda ou mesmo entre Celorico da Beira e Vila Franca das Naves têm sido algumas das localizações apontadas para acolher uma estação nesta ligação transfronteiriça.