O guardense David Rodrigues (Rádio Popular/Boavista), vencedor no ano passado da camisola branca do Prémio da Juventude, é um dos 138 ciclistas que participam na 77ª Volta a Portugal em Bicicleta. A prova “rainha” do ciclismo começou ontem com o prólogo em Viseu, já depois do fecho desta edição. A primeira etapa parte hoje de Pinhel em direção a Bragança.
Há mais de três décadas que a “cidade-falcão” não integrava o mapa da Volta e regressa este ano para a partida da tirada mais longa da prova, com 196,8 quilómetros e a subida à Serra de Bornes antes da cidade transmontana. O pelotão regressa à região a 6 de agosto após a jornada de descanso. Na sétima etapa, os ciclistas têm pela frente 171,3 quilómetros e a mítica escalada até o ponto mais alto de Portugal continental pela vertente Covilhã-Penhas da Saúde. Na Torre, a meta culminará a mais dura subida de todas nesta edição da Volta. Após as mais que prováveis emoções fortes na Serra da Estrela e as alterações na classificação geral, a caravana parte no dia seguinte desde a Guarda para a oitava tirada, composta por 180,2 quilómetros até Castelo Branco. Será uma jornada propícia a fugas e chegadas rápidas.
Depois da Serra da Estrela é muito provável que fique quase tudo decidido relativamente à camisola amarela, mas os corredores terão ainda um contrarrelógio na nona etapa, de 34,2 quilómetros, entre a Praia do Pedrógão e Leiria, para tirar dúvidas. Por fim, na 10ª e última tirada assiste-se ao regresso de Vila Franca de Xira ao mapa da prova, depois de 39 anos de ausência, no desfile do pelotão até Lisboa. Com 132,5 quilómetros, a etapa de consagração termina no Marquês de Pombal e consagrará o sucessor de Gustavo Veloso. Este ano, a Volta conta com a participação de 16 equipas, com predomínio das formações profissionais portugueses (W52-Quinta da Lixa, Rádio Popular-Boavista, Efapel, LA Alumínios-Antarte, Team Tavira e Louletano-Ray Just Energy). A Caja Rural-Seguros RGA (Espanha), Team Idea 2010 ASD (Itália), Verandas Willems Cycling Team (Bélgica), Cyclingteam Join’s-De Rijke e Parkhotel Valkenburg Continental Team (Holanda), Team Kuota-Lotto e Team Stuttgart (Alemanha), Lokosphinx (Rússia), ISD Continental Team (Ucrânia) e Team Ecuador (Equador) são as restantes participantes na prova.