Arquivo

Prevaleceu a lei do mais forte

Rio Ave venceu na Covilhã e garantiu a passagem às meias-finais da Taça da Liga

Tendo como adversários três equipas da Primeira Liga, o Sporting da Covilhã terminou a segunda fase de grupos da Taça da Liga sem qualquer ponto. No primeiro e único jogo em casa desta fase, os comandados de Francisco Chaló foram derrotados pelo Rio Ave, que assegurou a qualificação para as meias-finais da prova.

O primeiro sinal de perigo do jogo até pertenceu aos serranos logo aos 2’ com o jovem Samuel, uma das surpresas de Francisco Chaló para este encontro, a rematar forte à entrada da área para boa defesa de Kritciuk. A formação de Vila do Conde respondeu aos 8’ com Diego Lopes a forçar Igor Araújo a defesa apertada. Aos poucos, o Rio Ave foi assumindo o controlo e chegou ao golo aos 23’. A defesa local não foi lesta a afastar a bola da área e Braga, descaído para a esquerda, rematou cruzado fora do alcance de Igor Araújo. A equipa da casa tentou reagir e, aos 27’, Samuel voltou a rematar, mas desta feita ao lado. Até que aos 41’, os visitantes marcaram o segundo golo, novamente num lance iniciado na esquerda. Diego Lopes teve espaço para fazer um cruzamento/remate que Ukra, mais rápido que Joel, só teve que finalizar para o fundo das redes ao segundo poste.

Descontente com o rumo dos acontecimentos, Francisco Chaló fez duas alterações ao intervalo e os “leões da serra” rapidamente conseguiram reduzir a desvantagem. Aos 48’, Amian conduziu um contra-ataque pela esquerda e serviu Gui que rematou ao poste esquerdo e, quando Forbes se preparava para fazer a recarga, o ponta-de-lança foi rasteirado por Tarantini com o árbitro a assinalar penálti. Chamado a converter, o melhor marcador da equipa não vacilou e fez o 1-2. Aos 52’, o mesmo Forbes conduziu a bola desde o meio-campo até à entrada da área e rematou por cima. Quando parecia que o Covilhã estaria mais perto do empate, Pedro Santos atirou uma “bomba” para o fundo das redes de Igor Araújo. Aos 65’, Amian tentou a sorte à entrada da área mas o remate saiu à figura do guarda-redes contrário. Aos 76’, o Rio Ave ainda poderia ter feito o 1-4 mas Sandro Lima, em excelente posição para marcar, desviou por cima, numa perdida clamorosa. Boa arbitragem de Cosme Machado.

Já a meio da semana passada, em jogo da IIª Liga, o Sporting da Covilhã perdeu por 1-0 em casa do Académico de Viseu. O único golo do jogo foi apontado por Cafú, aos 41. Contudo, já em tempo de compensação, Rocha foi derrubado por um adversário na área viseense com Duarte Gomes a assinalar falta. Mas, quando toda a gente pensava tratar-se de uma grande penalidade, o árbitro “transformou” a falta num livre indireto perante a incredulidade das hostes serranas. Do livre nada resultou, pois Gilberto atirou ao lado e o jogo acabou de seguida.

Ricardo Cordeiro O jovem Samuel, aqui a tentar desarmar Edimar, foi titular e revelou bons pormenores

Sobre o autor

Leave a Reply