Arquivo

Prémio europeu para publicação sobre fortificações da Raia Central

Almeida

João Campos e Fernando Cobos venceram o Prémio Europeu de Intervenção em Património Arquitetónico com a publicação “Almeida/ Ciudad Rodrigo – A Fortificação da Raia Central”, anunciou a Câmara de Almeida.

O galardão foi atribuído na passada sexta-feira em Barcelona (Espanha) pela AADIPA (Agrupació d’Arquitectes per la Defensa i la Intervenció en el Patrimoni Arquitectònic, do Colégio de Arquitetos da Catalunha), a mais prestigiada instituição de arquitetos do mundo. Trata-se de uma edição do Consórcio Transfronteiriço de Cidades Muralhadas Almeida/ Ciudad Rodrigo promovida pelo município de português em 2013. Ao prémio concorreram duas centenas de propostas provenientes de 25 países nas quatro categorias em liça. Segundo a autarquia, o júri justificou a escolha do trabalho de João Campos e de Fernando Cobos pelo «contributo técnico e metodológico da investigação e o carácter inovador que coloca na relação entre o património e o território, como essencial na aferição do valor excecional dos bens que aspiram a um reconhecimento internacional, como é o caso da classificação de Almeida e da Raia de Portugal a Património Mundial».

Por outro lado, foi também destacado «o conhecimento baseado no estudo dos sistemas fortificados, ensaiado nesta obra sobre a Raia Central de Portugal, e a riqueza da documentação histórica e cartográfica da análise comparada» das duas vilas amuralhadas. “Almeida/ Ciudad Rodrigo – A Fortificação da Raia Central” foi lançado em La Havana (Cuba), em fevereiro de 2013, tendo sido apresentado em Portugal no mês seguinte por ocasião do Dia Nacional dos Centros Históricos. Posteriormente, o trabalho foi divulgado em Ciudad Rodrigo e nas reuniões da Organização das Walled Towns, em Maiorca, e em Londonderry. Desde o seu lançamento a publicação está disponível para consulta ou para “download” na página do município de Almeida.

Sobre o autor

Leave a Reply