Arquivo

Praias fluviais de Valhelhas e Aldeia Viçosa mais procuradas

Presidentes de Junta convictos de que esta será uma das melhores épocas balneares de sempre

As praias fluviais que ostentam a Bandeira Azul no distrito da Guarda, em Valhelhas e Aldeia Viçosa, parecem estar a assumir-se como alternativa às férias passadas à beira-mar, nas praias do litoral. Pelo menos a julgar pelo número de visitantes registado neste primeiro mês de época balnear, que apontam para um Verão de enchentes: cinco mil no último fim-de-semana em Aldeia Viçosa e três mil, só no domingo, em Valhelhas. Os presidentes de Junta das duas freguesias dizem não ter dúvidas de que os espaços são cada vez mais uma opção para quem, pelos mais variados motivos, opta por ficar no interior no período de férias.

Em Valhelhas, que também tem parque de campismo, os banhistas encontram este ano duas novidades: a própria bandeira azul e os melhoramentos realizados na área da praia – incluindo açude, balneários, bar e zona de jogos. Estes dois aspectos são, no entender do presidente da Junta, Paulo Carvalho, os motivos que levam a que Valhelhas registe um aumento do número de visitantes. «No domingo, com as três mil pessoas que estiveram na praia, batemos o “recorde” de visitantes», constata o autarca, que estima que passem por Valhelhas este Verão mais de 60 mil banhistas. No ano passado foram contabilizadas 50 mil. Ainda segundo os dados da Junta, no parque de campismo têm estado entre 400 a 500 pessoas em simultâneo e, mesmo nos dias de semana, «não há menos de mil pessoas na praia». Em Agosto ainda haverá mais afluência, antevê, já que os emigrantes deverão juntar-se aos habituais frequentadores do espaço. A Bandeira Azul, distinção máxima em termos de qualidade da água e de instalações para banhistas, veio «afastar a ideia de má qualidade das águas do Zêzere que houve durante anos», congratula-se Paulo Carvalho.

Para além da água, o equipamento, que com o parque de campismo ocupa perto de 16 hectares, disponibiliza ainda zonas relvadas para jogos diversos, pequenas embarcações e zona de merendas e churrasco. A preço da entrada também é convidativo: dois euros (pelo estacionamento). Também em Aldeia Viçosa se espera um Verão movimentado. O presidente da Junta, Baltazar Lopes, fala numa «afluência fora do normal». Aqui, é a terceira vez que a praia fluvial é galardoada com a Bandeira Azul. O último fim-de-semana, em que o espaço acolheu um 24 horas em futsal de praia, «foi dos melhores desde que temos o galardão», garante o edil. A «boa fama» de Aldeia Viçosa é de tal ordem que consegue até «atrair gente de Aveiro e da vizinha Espanha», assegura Baltazar Lopes, referindo que a sua praia fluvial «é das melhores cinco do país». A afluência registada leva o edil a querer «superar as perto de 60 mil pessoas» contabilizadas no último Verão.

“Miss Rio” e festa da espuma são novidades

À qualidade da água e do equipamento, junta-se mais um trunfo: um escorrega aquático. «Temos muitas escolas a organizarem passeios a Aldeia Viçosa, por causa do escorrega, que é um sucesso deste que o instalámos», refere Baltazar Lopes. A Junta não cobra entrada às crianças e espera que os mais pequenos cativem depois os pais, numa estratégia a que o presidente da Junta chama de «boa publicidade». Também os idosos não pagam entrada e nem os residentes ou naturais da freguesia. Para os restantes, o preço acaba por ser simbólico: também dois euros (um de entrada e outro de estacionamento). Quanto a “recordes” de visitantes espera batê-lo a 15 de Agosto, dia em que decorre o concurso “Miss Rio”, que constitui uma novidade este ano. E há outras ideias a serem trabalhadas, como uma festa da espuma, no sentido de assegurar animação e atrair ainda mais visitantes.

Já na região da Cova da Beira, não há praias fluviais com Bandeira Azul, mas também há espaços que têm conseguido ganhar destaque ao longo dos anos. É o caso das praias de Cortes do Meio, Ourondo e Erada, no concelho da Covilhã, ou a de Belmonte. Para quem não goste de rio e planeie não sair do interior este Verão, há ainda muito que escolher na lista de piscinas municipais da região. Na Guarda, por exemplo, existe uma e, no caso da Covilhã, a grande atracção tem sido a piscina-praia. Aqui, para além da água com ondas, os banhistas dispõem de um espaço de leitura, coordenado pela Biblioteca Municipal, com duas mesas para o efeito. A entrada custa cinco euros (todo o dia) ou três (a partir das 14 horas).

Outra alternativa está nas lagoas do alto da Serra da Estrela, com destaque para a Comprida, ou então na piscina do Parque de Campismo do Pião. Na montanha, o visitante pode sempre aproveitar para realizar actividades ao ar livre, em contacto com a natureza.

Música para Valhelhas

Chama-se “Vallecullia” o programa de animação de Verão que a autarquia da Guarda, a Junta de Valhelhas e a associação local Orgânica elaboraram para as noites dos fins-de-semana na aldeia que tem uma das mais requisitadas praias fluviais da Beira Interior.

O evento, apresentado na segunda-feira, começa amanhã com um concerto do grupo guardense Ex-Libris, que, no sábado, cede o palco ao Grupo de Cantares da Arrifana. O primeiro fim-de-semana do “Vallecullia” termina com a actuação da Copituna D’Oppidana (IPG) ao final da tarde. «Valhelhas é um pólo importante de desenvolvimento turístico do concelho, interessa, por isso, dar-lhe outra dinâmica cultural e de animação», declarou Virgílio Bento, vice-presidente da autarquia, considerando que a freguesia ribeirinha do Zêzere tem «imensas potencialidades» devido ao seu património natural e à praia fluvial. O cartaz desta primeira iniciativa, que se prolonga até 16 de Agosto, é inteiramente composto por grupos de música tradicional e do projecto “Andarilho”, promovido há vários ano pela Câmara.

«Sendo uma referência turística na região, era fundamental ter animação cultural durante este período em Valhelhas», disse, por sua vez, o presidente da Junta. Paulo Carvalho anunciou também que, além dos concertos, haverá actividades para envolver a população, nomeadamente os mais idosos: «A praça Dr. José de Castro será encerrada ao trânsito para ali desenvolvermos noites gastronómicas e “workshops” sobre os costumes antigos da freguesia», exemplificou. O “Vallecullia” está orçado em cerca de 16 mil euros e inclui 15 concertos, sempre às sextas, sábados e domingos, os dias de maior afluência à praia fluvial.

A praia fluvial de Valhelhas foi requalificada antes do arranque da época balnear

Praias fluviais de Valhelhas e Aldeia Viçosa mais procuradas

Sobre o autor

Leave a Reply