Ricardo Torrão é o segundo candidato mais jovem à Câmara da Covilhã nas próximas eleições autárquicas. Com 28 anos de idade, este covilhanense concorre pelo do Partido Popular Monárquico (PPM), uma sigla que entra pela primeira vez na política activa da “cidade neve”.
«Com um espírito jovem e rejuvenescido é a primeira vez que o PPM concorre», explica o cabeça de lista, embora saliente que já o tenha feito antes noutros moldes.
O objectivo de Ricardo Torrão é «mexer um pouco com a mentalidade dos eleitores», pelo que a sua grande prioridade é a política da juventude. Para tal, apresenta-se com uma equipa jovem e ideias «novas e dinâmicas», para além de um programa «verdadeiramente inovador». O projecto eleitoral do PPM só será conhecido oficialmente em meados de Setembro, mas Ricardo Torrão adianta a “O Interior” que a juventude, o desenvolvimento de acções «mais jovens» para a cidade e a aposta no Centro Histórico, que «está aliado à ideologia do partido», serão as suas linhas mestras. O candidato deixa bem claro que «não estamos contra ninguém», nem tão pouco «criticamos as políticas adoptadas na cidade», até porque «a nossa tem evoluído muito mais comparativamente a outras urbes da região», considera. Defende, todavia, que é necessário alterar «determinadas» mentalidades, como o facto da Covilhã viver «à sombra da universidade» e das já escassas indústrias têxteis e de lanifícios.
Embora reconheça que a UBI é uma «grande mais-valia», o jovem monárquico reclama mais atractivos para novas empresas e investimentos, não sem antes realçar que a cidade «não está a ser mal guiada», precisa é de «caras e ideias novas, empreendedoras e modernas». Nas eleições de 9 de Outubro, o PPM só concorre à Câmara. «Queremos estar no sítio certo e com o número de pessoas necessárias às nossas ideologias», justifica Ricardo Torrão, para quem o lugar certo é «apenas» o executivo camarário. A sua lista é composta por 10 elementos com idades compreendidas entre os 25 e os 31 anos, sendo que o mais velho tem 38. Nuno Estrela é o número dois e mandatário desta candidatura, seguido por Luís Nascimento, Marco Meruje, João Paulo Oliveira, Daniel Bonina e José Miguel André. Ricardo Torrão é empresário em nome individual na área de gestão de seguros e produtos financeiros na Covilhã.
Rita Lopes