A Pousada de Santa Eufêmia, em Linhares da Beira, deverá abrir «em breve». Esta é, pelo menos, a convicção de Jorge Patrão após uma reunião com a Enatur, onde abordou este caso. O edifício está concluído há dois anos, mas ainda não abriu as portas.
Apesar de não haver data concreta para a sua abertura e entrada em funcionamento, o presidente da RTSE saiu optimista deste encontro. Construída pela Câmara de Celorico da Beira, num investimento de seis milhões de euros, deveria ter entrado em funcionamento em Julho do ano passado. Pelo menos eram estas as garantias deixadas pelo secretário de Estado do Turismo de então em Fevereiro de 2004, já que só faltava proceder ao seu equipamento. Contudo, a Pousada de Linhares, unidade hoteleira que resulta da recuperação do Solar Corte Real e da Casa Brandão e Melo, incluindo uma capela, continua fechada, enquanto o Grupo Pestana – que gere estes equipamentos – nada esclareceu sobre o seu futuro. Mas ainda assim, Jorge Patrão adianta ter sido este o tema que saiu com mais «pontos positivos». Classificada com a categoria de quatro estrelas, a Pousada de Linhares da Beira oferece 26 quartos – incluindo três suites, sala de estar, bar, sala polivalente com capacidade para 180 pessoas e campos de ténis.
A Pousada Nossa Senhora das Neves, em Almeida, foi outro dos assuntos discutidos com a Enatur. Segundo Jorge Patrão, o Grupo Pestana terá informado a proprietária que tenciona revogar o contrato de “franchising” da marca Pousadas de Portugal celebrado em 2004. É que apesar de ter sido adquirida pela Turisalmeida no ano passado, a unidade continuou integrada na rede das Pousadas de Portugal, mas em regime de “franchising”. Um acordo que lhe garantiu a promoção naquela rede e a utilização da sua central de reservas, implicando apenas o pagamento de cinco por cento da facturação por parte da Turisalmeida. Esta decisão não caiu muito bem ao proprietário da Pousada de Almeida, que também participou na reunião, nem a Jorge Patrão, para quem «o Grupo Pestana está a vender o património do interior do país».