Pelo terceiro ano consecutivo, o Departamento de Engenharia Electromecânica da Universidade da Beira Interior (UBI) volta a organizar o concurso “Pontes de Esparguete”, o concurso “sensação” da instituição desde que surgiu em 2001. Inserido nas conferências de “Engenharia 2003” – que tem como objectivo proporcionar o contacto com os investigadores das diversas áreas de engenharia -, o concurso, que se realiza esta tarde no pólo das Engenharias a partir das 14h30, volta a testar as pontes construídas pelos alunos apenas com massa esparguete e cola térmica e talvez bater o recorde do ano passado, quando a ponte vencedora conseguiu suportar um peso superior a 28 quilos. A resistência e a estética da estrutura serão as duas categorias a que os alunos poderão concorrer com os seus projectos, sendo que na primeira deverão suportar o maior peso possível e na segunda serão avaliados pela estética, funcionalidade e exequibilidade. O principal objectivo do concurso continua a ser o incentivo das capacidades criativas dos alunos e permitir que estes consigam encontrar soluções engenhosas para os problemas.
As pontes concorrentes deverão ter um comprimento que permita o seu assentamento num vão mínimo de 40 centrímetros e não deverão exceder as 350 gramas de peso. Deverão possuir a largura e altura suficiente para serem atravessadas de um lado ao outro por um bloco de madeira com 55 milímetros de largura e 50 milímetros de altura, tendo que existir no centro da estrutura um espaço para se poder colocar uma placa de aço com um gancho para pendurar as cargas. A ponte que aguentar o maior peso até que a estrutura ceda, ganhará a prova. Quanto às pontes inscritas na categoria de “design”, terão que aguentar apenas um peso de um quilo durante cinco segundos para serem aceites a concurso. Os três primeiros classificados das duas categorias receberão medalhas e taças, sendo que se o concorrente da ponte vencedora estiver inscrito este ano lectivo na disciplina de Mecânica Aplicada terá uma bonificação de dois valores na nota final. Até à última terça-feira, estavam inscritos 12 alunos, mas a organização estava a perspectivar cerca de 20 pontes a concurso.
O concurso contará ainda com a presença do reitor da UBI e do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Francisco Sousa Soares, que se mostrou maravilhado pelas pontes aquando da visita à universidade em Fevereiro deste ano. Este será, inclusive, um dos oradores, esta tarde, da conferência “Engenharia 2003”, que começou ontem e termina amanhã, tendo já participado o director do Observatório da Ciência e do Ensino Superior, Jorge Barata e Carlos Matias Ramos, vice-presidente do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, para além dos docentes da UBI e de outras universidades.
Liliana Correia