Arquivo

Ponte de Esparguete resiste a peso superior a 35 quilos

Novo recorde atingido na quarta edição do concurso organizado pelo Departamento de Engenharia Electromecânica da UBI

Paulo Enes voltou a repetir a proeza do ano passado ao sagrar-se vencedor da quarta edição do concurso “Pontes de Esparguete”, que teve lugar na última quinta-feira na Universidade da Beira Interior (UBI), com uma estrutura que conseguiu resistir até aos 35, 22 quilos. O vencedor conseguiu superar os 30,290 quilos atingidos no ano passado, deixando para trás os restantes 15 concorrentes na prova de resistência, que não chegaram sequer a ultrapassar a barreira dos 20 quilos.

«Apenas massa esparguete, cola e cabeça», mais os conhecimentos de Matemática Aplicada adquiridos ao longo do curso, fizeram com que a estrutura construída por Paulo Enes, aluno do 3º ano de Engenharia Electrotecnia, conseguisse superar o recorde do ano transacto. Para este estudante, «não há segredo» para que a sua ponte, de apenas 350 gramas, tivesse conseguido resistir mais do que as restantes 15 estruturas e, ao mesmo tempo, causar sensação junto de colegas e docentes. Bastou para isso melhorar os pontos fracos. «Havia algumas deficiências nas partes laterais da ponte e apenas corrigi isso», confessa o jovem de 25 anos, que vai usar o prémio de 150 euros para «pagar as propinas». Tal como nos anos anteriores, as pontes a concurso na prova de resistência (apenas com 350 gramas) teriam que suportar o maior peso de areia possível até ceder. As pontes classificadas em segundo e terceiro lugares, de Nuno Reis e Nuno Cecílio, respectivamente, ficaram-se pelos 19,83 e 17,37 quilos. Ambos receberam também um prémio pecuniário de 50 euros e 25 euros, cada.

Para Humberto Santos, docente do departamento de Engenharia Electromecânica e “pai” deste concurso sensação, as pontes de esparguete têm «melhorado ano após ano», sendo já uma «tradição na UBI». E prevê mesmo que a prova atinja novos recordes no próximo ano, até porque vão manter os passos ilustrativos sobre a construção de uma ponte eficaz e resistente no site www.pontes-de-esparguete.ubi.pt para que os alunos possam começar já a prepararem-se para a competição. Dica que os alunos não aproveitaram este ano, tendo em conta que só uma das16 pontes concorrentes conseguiu ultrapassar os 20 quilos. «Contava que houvesse mais pontes a atingirem os 30 quilos. A segunda classificada nem sequer chegou aos 20 quilos», lamenta. Mesmo assim é já facto aceite que esta iniciativa inédita tem vindo a conquistar cada vez mais os alunos e o público desde que surgiu em 2001. Assim pensa Anna Guerman, docente no departamento de Engenharia Electromecânica e uma das organizadoras do evento, que acha este concurso «muito importante» porque contribui para «uma postura mais sensível do aluno perante a disciplina de Mecânica Aplicada», pois testam na prática aquilo que aprendem na teoria. De resto, salientar ainda que Paula Enes – irmã do vencedor na prova de “Resistência” e aluna de Engenharia Civil – arrecadou o primeiro prémio, de 100 euros, na categoria de Design. A estrutura concebida por Victor Santos ficou em segundo lugar e a de Andreia Garcia e Ricardo Pereira em terceiro, recebendo um prémio de 50 euros e 25 euros, respectivamente.

Liliana Correia

Sobre o autor

Leave a Reply