Alguns agentes da PSP da Guarda estão, desde segunda-feira, mais conhecedores do património existente no centro histórico e do espólio do museu. Tudo para que possam informar melhor os turistas sobre o que podem visitar na cidade mais alta.
O projecto resulta de uma parceria entre o pelouro do Turismo da autarquia, a PSP e a Liga dos Amigos do Museu da Guarda. Desde Março passado que oito polícias receberam informação específica sobre locais/edifícios emblemáticos e o acervo que pode ser visto no museu. Entretanto, um segundo grupo, no qual se inclui o comandante da PSP, vai iniciar uma nova sessão de formação, que, além do museu, inclui uma visita áudio-guiada ao centro histórico.
Para o intendente Luís Viana, esta iniciativa também vai facilitar a vida aos próprios agentes, que são «frequentemente abordados na rua por turistas que procuram indicações de locais e sítios que podem ver». Já a vereadora com o pelouro do Turismo disse esperar que os agentes da PSP – todos voluntários – possam passar «uma informação correcta» aos turistas. «Achamos que vai dar resultado, porque os agentes são geralmente bons conhecedores da cidade. De resto, normalmente, quem vem de fora dirige-se primeiro ao posto de turismo e depois aos polícias porque tem essa ideia de que os podem orientar», afirmou Lurdes Saavedra.