Arquivo

PME Excelência para 15 empresas da Guarda

Setores do comércio, transportes, indústria e turismo são os mais representados nesta iniciativa do IAPMEI

Dezanove empresas da região, 15 do distrito da Guarda e quatro da Cova da Beira, foram distinguidas com o estatuto PME Excelência 2013, que premeia as pequenas e médias empresas que apresentaram os melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão no exercício de 2012. Em comparação com o ano anterior, nesta lista restrita mantiveram-se nove PME’s da região, 10 foram galardoadas pela primeira vez e 20 perderam o estatuto, sendo que a nível nacional o número de PME Excelência também sofreu um decréscimo, passando de 1.314 para 1.103.

Os setores mais representados nesta iniciativa do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação), cuja cerimónia de entrega das distinções decorreu em Santa Maria da Feira na última quinta-feira, são o comércio, com seis empresas, os transportes (4) e a indústria e turismo (ambos com três), enquanto a construção e os serviços ficam-se por uma. Em termos de concelhos, a Guarda tem cinco galardoadas, enquanto Almeida, Covilhã, Trancoso e Vila Nova de Foz Côa têm duas. Os municípios de Fornos de Algodres, Fundão, Pinhel, Sabugal, Manteigas e Mêda têm apenas uma. Na sessão presidida pelo Ministro da Economia só estiveram representadas duas PME’s Excelência a nível nacional e uma delas foi a Marialvamed – Turismo Histórico e Lazer, empresa proprietária das Casas do Côro, em Marialva (Mêda). O CEO das Casas do Côro salienta que «fomos a PME convidada na área do turismo, o que para nós em termos de notoriedade foi muito importante e foi um grande estímulo falar perante uma plateia de 1.700 pessoas».

Paulo Romão considera que a manutenção do estatuto de PME Excelência é o «reconhecimento do mérito de um trabalho de muitos anos e que vem dando os seus frutos», sendo que a distinção é «muito importante para a notoriedade e o reconhecimento da marca». A Marialvamed tem 15 trabalhadores e um projeto de investimento em curso de 1,4 milhões de euros, pelo que «encaramos o futuro com muita responsabilidade». Outra empresa que revalidou o título de PME Excelência foi a Afonso & Filhos, Lda, do setor de comércio por grosso de produtos alimentares, numa distinção que é vista como «importante, na medida em que nos dá projeção a nível de clientes e de fornecedores». Elsa Pina, sócia-gerente da empresa de Vila Franca das Naves (Trancoso), realça «o bom desempenho a nível financeiro» da PME que tem 22 funcionários e um volume de faturação anual de cerca de 10 milhões de euros.

Entre as estreantes, os Transportes Bernardo Marques, Lda, de Vila Cortês do Mondego (Guarda), consideram que a entrada na lista de PME Excelência confere «nome e credibilidade», atesta «o trabalho desenvolvido ao longo de 23 anos» e «poderá ajudar» na captação de futuros clientes. Bernardo Marques indica que a sua empresa, que emprega 250 trabalhadores, faturou no ano passado cerca de 20 milhões de euros. Também a Distrisabugal – Supermercados, Lda, ganhou o estatuto pela primeira vez, o que para a proprietária é «ótimo em termos de benefícios, embora não goste muito de dar a conhecer aquilo que fazemos». Generosa Gomes adianta que, «em termos de financiamento, traz vantagens caso queiramos fazer novos investimentos e também é importante no sentido de os outros nos verem como empresa sólida». A unidade de comércio a retalho em supermercados e hipermercados tem 24 trabalhadores.

De igual modo, a Auticom – Serviços e Comunicações, Lda, entrou no lote de PME’s Excelência, o que é visto como «uma distinção de mérito da equipa que ao longo de 17 anos tem vindo a crescer com profissionalismo» e que, «além de nos trazer ainda mais motivação, é uma forma de reconhecimento do trabalho e empenho que dedicamos à nossa atividade económica». Rui Miguel Oliveira, da empresa de comércio a retalho de equipamento audiovisual, sediada na Guarda, frisa que o estatuto foi ganho numa «área de grande competitividade do mercado onde nos inserimos: A Auticom tem 20 colaboradores diretos e no ano transato teve um valor médio de faturação de 1.264 milhões de euros.

PME’s Excelência da região

Distrito da Guarda (15)

• Afonso & Filhos, Lda (Trancoso)

• Auticom – Serviços e Comunicações, Lda (Guarda)

• Construções Jaime Mendo, Sociedade Unipessoal Lda (Pinhel)

• Distrisabugal – Supermercados, Lda (Sabugal)

• Floponor – Florestas e Obras Públicas do Norte, S.A. (Trancoso)

• Floresta Bem Cuidada – Projectos Florestais, Lda (Guarda)

• Lim – Mecano Injectora, Comércio de Combustíveis, Lda (Guarda)

• Maria Felismina Seguro Vasconcelos Andrade Henriques (Vila Nova de Foz Côa)

• MARIALVAMED – Turismo Histórico e Lazer, Lda (Mêda)

• Nobre & Marques – Transportes Rodoviários de Mercadorias, Lda (Guarda)

• Sodimoso – Supermercados, Lda (Almeida)

• Solicel – Sociedade do Centro Industrial de Esteios de Lousa, Lda (Vila Nova de Foz Côa)

• Transportes Bernardo Marques, Lda (Guarda)

• Transportes Caramelo, Lda (Almeida)

• Transportes Pina & Sérgio, Lda (Fornos de Algodres)

Cova da Beira (4):

• EFS – Engenharia, Fiscalização e Serviços, Lda (Covilhã)

• Hotelaria e Turismo “O Alambique de Ouro”, Lda (Fundão)

• Optiframa, Lda (Covilhã)

• Tim W. E. – Investigação e Desenvolvimento, Unipessoal Lda (Covilhã)

Ricardo Cordeiro Os Transportes Bernardo Marques são uma das empresas que entraram para a lista

Sobre o autor

Leave a Reply