Arquivo

Plantação de amendoeiras incentivada

Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo colaboram com a Associação dos Amigos da Amendoeira

O presidente da Associação dos Amigos da Amendoeira, com sede em Freixo de Numão (Vila Nova de Foz Côa), assinou, na passada quinta-feira, um protocolo de cooperação com os municípios de Pinhel e Figueira de Castelo Rodrigo para incentivar a plantação de novas amendoeiras. Este acordo consiste em prestar apoio efectivo aos agricultores que queiram investir no sector.

Joaquim Grácio disse ter concretizado «um sonho antigo» e fez questão de frisar que aqueles municípios são pioneiros nesta parceria, recordando que o objectivo é a valorização e o desenvolvimento da produção de amêndoa na região, cujo escoamento será assegurado pela associação. Os protocolos garantem aos produtores interessados a elaboração de projectos para a plantação de amendoal e serviços de apoio técnico e administrativo, sem qualquer custo. A iniciativa conta ainda com os incentivos do Estado e da União Europeia. Segundo a associação, a amêndoa pode ser «um excelente complemento a outras culturas já existentes, como o vinho ou o azeite», pelo que os autarcas signatários reconhecem que esta é uma aposta válida. Após a assinatura dos protocolos realizou-se uma visita às instalações da PABI – Indústria de Britagem, Despelagem e Processamento de Amêndoas, a laborar na zona industrial de Pinhel. Nuno Ferreira, gerente da empresa, afirmou que a plantação de amendoeiras deve ser incentivada, até porque «Portugal é deficitário na produção deste fruto seco, tendo de recorrer à importação, nomeadamente de amêndoa da Califórnia (Estados Unidos)».

O Ministério da Agricultura prometeu apoiar a plantação de seis mil hectares de amendoal até 2013. Uma tarefa que a Associação dos Amigos da Amendoeira e a Côamendoa – Cooperativa Agrícola de Produtores de Frutos de Casca Rija já assumiram, pois tencionam plantar entre 1.500 a 2.000 hectares de amendoeiras nos concelhos de Vila Nova de Foz Côa, Mêda, S. João da Pesqueira, Figueira de Castelo Rodrigo, Almeida, Pinhel e Penedono.

Sobre o autor

Leave a Reply