A Polícia Judiciária (PJ) deteve na quarta-feira, no concelho de Seia, um homem de 66 anos pela presumível autoria de um crime de homicídio qualificado, na forma tentada, de um crime de detenção de arma proibida e de crime cometido com arma.
Segundo o Departamento de Investigação Criminal da Guarda, o suspeito foi localizado com a colaboração da GNR de Seia. «Os factos ocorreram ao início da madrugada de terça-feira, na área do concelho de Seia, quando as autoridades foram chamadas ao local, em virtude de um homem de 51 anos ter sido atingido a tiro», refere a PJ em comunicado. Ao que tudo indica, por causa de desavenças antigas, o tio terá tentado atropelar o sobrinho, tendo-se gerado uma discussão. Horas depois, o suspeito ter-se-á deslocado a casa do familiar, que se pôs em fuga, altura em que o agressor disparou um tiro que atingiu o sobrinho com gravidade na zona do pescoço. A vítima foi hospitalizada, mas regressou a casa onde se encontra a recuperar.
Diligências desenvolvidas de imediato pelas autoridades permitiram localizar o suspeito, «que tinha na sua posse a presumível arma do crime (carabina .22, equipada com silenciador) e várias dezenas de munições para a arma, em situação ilegal», adianta a Judiciária. O detido, reformado, foi presente a tribunal, que decretou a sua prisão preventiva.