Arquivo

PJ desmantela grupo que distribuía cocaína

Detidos, matriculados no IPG, vendiam droga na cidade com «regularidade e intensidade», segundo a Judiciária

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve quatro jovens, de nacionalidade cabo-verdiana, por tráfico de droga na cidade, tendo apreendido cocaína e outras drogas duras em pequenas quantidades, bem como «centenas de euros» em dinheiro.

Segundo Artur Vaz, coordenador do Departamento de Investigação Criminal (DIC), «o grupo tinha sempre droga a sair e abastecia-se consoante as solicitações, mas a nossa investigação apurou que vendiam com regularidade e intensidade na Guarda». A actividade de três deles – todos estudantes matriculados no Politécnico local, ao que O INTERIOR apurou – vinha sendo investigada há alguns meses e culminaram na semana passada com buscas domiciliárias em que os inspectores da PJ apanharam a droga já empacotada e pronta a ser distribuída, além de uma balança de precisão e outros objectos com relevância probatória.

«Foram recolhidos fortes indícios de que três dos detidos integravam um grupo criminoso que, de forma organizada, continuada e activa, se dedicava à distribuição de drogas duras, que eram adquiridas fora da Guarda», acrescentou o responsável, destacando o facto da cocaína não ser «uma droga muito habitual no mercado de consumo local». Artur Vaz referiu ainda não se tratar de «um grupo extremamente organizado, mas os seus elementos viviam deste tráfico». Presentes a primeiro interrogatório judicial, os detidos, com idades compreendidas entre 20 e 23 anos, foram obrigados a entregarem os seus passaportes às autoridades, tendo ficado proibidos de se ausentarem do país e sujeitos a apresentações semanais à autoridade policial.

Sobre o autor

Leave a Reply